Bolsistas do Proensino desenvolvem caderneta de atividades para apoiar famílias em tempos de Covid-19

4 de junho de 2020 - 17:48 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Para conter o avanço da Covid-19, o isolamento social tem sido a medida mais adotada conforme orientação das autoridades de saúde. A mudança no cotidiano promove novas modalidades de trabalho, estudo, convivência e lazer. Para as famílias, esse momento comum em várias partes do mundo marca uma intensa alteração nas rotinas. É nesse contexto que uma equipe de estudantes do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Proensino/Sesa), coordenado pela ESP/CE, produziu uma caderneta de atividades voltada para pais, mães e filhos.

Elaborada por nove acadêmicos de Psicologia que compõem o programa, a publicação recebeu o nome de Ative-Lares e contém uma série de boas práticas que a família pode executar em cada compartimento da casa, com materiais do próprio lar. Pais e filhos podem, por exemplo testar uma receita nova juntos. Após o jantar, podem selecionar itens, como fotos, cartas e presentes, que levem a alguma recordação.

“Nós bolsistas pensamos num instrumento que levasse saúde de uma forma acessível e simples. São orientações diretas e objetivas, utilizando o lúdico, para que manejem diversas demandas”, explica Vanessa Firmino, uma das bolsistas que participaram da elaboração do conteúdo.

CONFIRA A CADERNETA

A estudante explica ainda que cada atividade proposta, para ser executada buscando a integração em família, pode auxiliar na melhora do convívio familiar, da alimentação, da ansiedade e insônia. A caderneta não é uma iniciativa isolada dos bolsistas do Proensino durante a pandemia de Covid-19.

“Desde o início da pandemia, durante o período de emergência em saúde pública, o Proensino vem desenvolvendo diversas ações e orientando aos bolsistas atividades sob as inúmeras modalidades pedagógicas, onde os estudantes vinculados ao programa desenvolvem atividades de promoção e educação em saúde, ações para o fortalecimento do SUS e produções científicas e tecnológicas”, destaca o assessor técnico do Proensino-Sesa, José Luiz Paiva.

Em abril, os estudantes produziram uma série de vídeos com a intenção de conscientizar a população sobre a importância da atenção integral à saúde, por meio do SUS, em tempos de pandemia.

PROENSINO/SESA

Criado em 2010, o Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Proensino/Sesa) é um programa de estágio não-obrigatório coordenado pela Sesa e ESP/CE. O intuito é aproximar a universidade da realidade do SUS.

Atualmente, 80 bolsistas de diversas áreas de graduação estão em atividade. O processo formativo ocorre no contexto do SUS, através da construção de competências que são sistematizadas nos serviços de saúde enquanto cenários de aprendizagem.

Os estudantes desempenham atividades ligadas ao ensino, gestão, assistência, pesquisa e extensão, por meio de tecnologias em saúde, utiliza-se de infraestrutura disponível em diferentes cenários, contribuindo para uma formação diferenciada e humanizada.