Centro de Saúde do Meireles é uma nova opção para tratamento do tabagismo

12 de abril de 2012 - 09:54

Qui, 12 de Abril de 2012 09h54

 

A população de Fortaleza tem a partir desta quarta-feira (11), mais uma alternativa para tratamento contra o tabagismo e se livrar dos males do cigarro. O Centro de Saúde do Meireles (Avenida Antônio Justa, 3113 – Meireles), é a mais nova unidade da rede estadual a participar do Programa de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde. O Centro começa orientando e cuidando de 15 fumantes interessados em eliminar o cigarro das suas vidas e viver com mais saúde. Nesse grupo, estão incluídos pacientes atendidos no Centro de Saúde do Meireles e trabalhadores da unidade. A primeira reunião do grupo ocorre nesta quarta, às 15h30, em ambientes 100% livres de cigarro. Isso significa que dentro do Centro não é permitido, de acordo com portaria da direção, fumar em nenhuma área.

 

Força do grupo

 

Os fumantes no Meireles serão acompanhados por equipes multiprofissionais, formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas. No início do tratamento os pacientes são ouvidos sobre a motivação para deixar de fumar. São realizados exames para conhecimento sobre o quadro de saúde dos pacientes e o grau de dependência da nicotina, uma das principais substâncias encontradas no cigarro. O tratamento é baseado em abordagem cognitivo-comportamental e em uso de medicamentos.

 

Orientações permanentes e em grupo sobre alimentação saudável e os riscos do tabagismo para a saúde também são rotina no Programa de Controle do Tabagismo. A troca de informações em grupo estimula e contribua para que o índice de abandona do tabagismo seja maior, segundo o diretor do Centro de Saúde do Meireles, Edilson Melo. Ele observa que estudos mostram que apenas 3% dos fumantes abandonam a dependência do cigarro por decisão isolada, enquanto em atividades de grupos o nível de abandono aumenta para 30%.

 

Na rede estadual, além do Centro do Meireles, desde 2002 o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes atende pacientes que querem parar de fumar em busca de saúde e qualidade de vida. Pelo telefone 85 3101.4062 as pessoas podem obter outras informações sobre o programa de controle do tabagismo.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa