Campanha da Fraternidade 2012 discute Saúde Pública

27 de fevereiro de 2012 - 13:33

Seg, 27 de Fevereiro de 2012 14h33

Lançada no dia 22 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade, organizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), discute em 2012 o tema “Fraternidade e Saúde Pública”. A campanha, cujo lema é “Que a saúde se difunda sobre a terra”, reflete sobre a realidade da saúde no brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário. O lema pode ser visto em importantes princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), criado com a Constituição de 1988, como a universalidade e a equidade. É buscando garantir saúde para todos e de forma igual, que o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está ampliando o acesso aos serviços de saúde na capital e no interior nos níveis de atenção primária, secundária e terciária.

Para Arruda Bastos, “as campanhas são uma grande contribuição da igreja católica na mobilização da população para temas fundamentais, como é o caso da saúde”. Ele observa que quanto mais a população participa e é mobilizada, mais conquistas coletivas surgem como resultado na melhoria dos serviços públicos. O secretário lembra que na gestão da saúde pública estadual há diferentes formas de participação, destacando que as ações e realizações da Sesa são acompanhadas por importantes entidades de controle social e de parcerias na construção de uma saúde pública melhor, citando o Conselho Estadual de Saúde, que representa os conselhos municipais de saúde, e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada pela gestão estadual e as gestões dos 184 municípios cearenses.

A campanha apresenta seis objetivos específicos. São eles: disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade; alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está insipiente e dinamizá-la onde ela já existe; difundir dados sobre a realidade da saúde no brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade; despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento; e qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

Famílias

Na atenção básica, o destaque está na construção de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) em 150 municípios. Em 110 municípios, as UBSFs, feitas nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já ficaram prontas, assegurando às famílias atendimento médico, odontológico, e serviços de imunização e farmácia num só lugar e estrutura moderna, um investimento total de R$ 26.779.000,00, recursos do Governo do Estado.

Na atenção secundária, os investimentos envolvem construção de 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais com nove inaugurados e em funcionamento, 22 policlínicas regionais, 46 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs 24h), além do convênio com repasse mensal de R$5.200.000,00 para 32 Hospitais Polos para reforçar o atendimento aos casos de média complexidade.

Hospitais regionais

Na assistência à alta complexidade, os investimentos aparecem, principalmente, na construção de hospitais regionais e na ampliação dos hospitais da rede estadual na capital. Dos quatro hospitais planejados e anunciados pelo Governo do Estado para facilitar o acesso e qualificar a assistência, o primeiro a melhorar a assistência no Interior foi o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Já atende desde o ano passado a população de 44 municípios da macrorregião do Cariri.

Até o final do primeiro semestre deste ano a população de outra região, a Norte, será assistida no Hospital Regional Norte, em Sobral. Outro hospital será construído no interior. Será o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, com o processo de licitação já em andamento. Na Capital, será construído o Hospital Regional Metropolitano, no eixo do Castelão para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Com informações da Sesa e CNBB.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE