Centro Dermatológico D. Libânia fará atendimento à população

27 de janeiro de 2012 - 08:00

Sex, 27 de Janeiro de 2012 09h00

 

No próximo sábado, 28, o Centro Dermatológico Dona Libânia estará comemorando a Semana Mundial de Combate a Hanseníase com uma campanha assistencial-educativa voltada tanto para profissionais de saúde, como para a população em geral. Das 8 às 12 horas, dermatologistas e residentes estarão atendendo a população, principalmente crianças, esclarecendo sobre a doença, os meios de tratá-la e o combate ao estigma. O Centro D. Libânia fica na Rua Pedro I, 1033, Centro.
Já no dia 30, segunda-feira, será realizado o fórum “O que há de novo em Hanseníase”, no auditório Valdir Arcoverde, da Secretaria de Saúde do Estado, das 8 às 11 horas. O evento, coordenado pelos dermatologistas Heitor de Sá Gonçalves e Araci Pontes, é destinado aos profissionais de dermatologia e da atenção primária que trabalham na área.
Estatística
O Ceará ocupa a 13ª posição em registro de novos casos no Brasil e o 4º lugar no Nordeste. Em 2010, no Estado, 2071 pessoas foram infectadas, dos quais 5,4% destas são menores de 15 anos. No Brasil, no mesmo período, foram registrados 37.610 novos casos. O país ocupa a segunda posição no ranking mundial, perdendo apenas para a Índia que, em 2010, teve 133.717 novos casos.
Apesar de eficácia do tratamento, com 99% de chances de cura, a eliminação da doença é dificultada principalmente pelo índice de abandono ao tratamento.
A Hanseníase é uma doença infecciosa, causada pelo bacilo de Hansen. A transmissão da doença ocorre através das vias respiratórias. Pode também ser transmitida pelo contato com feridas abertas do doente. No entanto, quase 90% das pessoas têm resistência natural ao bacilo, ou seja, podem entrar em contato com o bacilo, sem desenvolver a doença.
Os principais sintomas são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés. O tratamento da doença é simples, gratuito, e é encontrado em postos e centros de saúde. A primeira dose do medicamento mata 90% dos bacilos, e a doença deixa de ser transmitida. O tratamento não pode ser interrompido e, na maioria das vezes, dura seis meses.
Maiores informações:
Heitor Gonçalves / Araci Pontes – Centro Dermatológico D. Libânia – 3101 5431