Aprovação da Policlínica de Baturité é próxima da nota máxima

22 de dezembro de 2011 - 10:36

Ter, 22 de Dezembro de 2011 10:40

A população do Maciço de Baturité deu nota 9,49 para a Policlínica Regional Dr. Clóvis Amora Vasconcelos, de acordo com pesquisa de satisfação do usuário, com escala de zero a 10, realizada em novembro pela unidade de saúde. A partir de abril, quando iniciou o funcionamento, a Policlínica de Baturité realizou, até novembro, 9.879 atendimentos, incluindo consultas médicas especializadas, exames, entre outros procedimentos. Um ano mais velho, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. José Marcelo de Holanda, inaugurado em abril de 2010, elevou de 868 para 1.355 a média mensal de atendimentos e realizou, este ano, até o mês de outubro, 10.842 atendimentos, incluindo retornos. Em 2011, o CEO Regional já concluiu 5.763 tratamentos odontológicos. O balanço foi apresentado nesta terça-feira, 20 de novembro, na assembléia do Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Maciço de Baturité, realizada na Secretaria da Saúde do Estado, com a presença do secretário Arruda Bastos.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO – NOVEMBRO DE 2011

Péssimo 1 1%
Que nota você daria para a policlínica (zero a dez)? 146 usuários 9,49

alt

Os procedimentos com maior demanda na Policlínica Regional foram as consultas cardiológicas (140 em outubro e 107 em novembro) e oftalmologia (106 e 142). No apoio diagnóstico, as maiores demandas foram por exames de Raio X (258 em outubro e 347 em novembro), ultrassonografia (315 e 303), mamografia (209 e 256) e endoscopia digestiva (159 e 128). O CEO Regional aumentou em 2010 a quantidade de atendimentos da população dos os oito municípios da microrregião de saúde de Baturité. A utilização da capacidade instalada no CEO chegou a 89% no mês de agosto. O número disponibilizado para os municípios atingiu a média de 456,2 atendimentos por mês em 2011 em periodontia, endodontia, ortodontia, prótese e pacientes especiais.

Com o pleno funcionamento, a Policlínica Regional tem capacidade para realizar até 7.964 mil consultas médicas e exames de imagem por mês. O Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará prevê para as policlínicas tipo 1 a oferta de consultas médicas especializadas em oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico são radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

ATENDIMENTOS DA POLICLÍNICA EM BATURITÉ – 2011

A distribuição de vagas para atendimento tanto para a Policlínica quanto para o CEO Regional é proporcional à população dos municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti, que formam a microrregião de saúde de Baturité. Toda a regulação é feita por computador pelo Sisreg III, sistema on-line criado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório desde a rede básica até a internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

ATENDIMENTOS REALIZADOS NO CEO BATURITÉ (NOVOS E RETORNOS) 2010–2011

Além da Policlínica de Baturité, o Governo do Estado já entregou unidades ás populações dos municípios das microrregiões de Camocim, Tauá e Pacajus. Outras nove microrregiões de saúde já contam com CEOs regionais. Já estão em funcionamento unidades em Ubajara, Baturité, Acaraú, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Sobral, Russas e Crateús, onde o CEO Regional foi inaugurado no início de novembro. Mais nove CEOs estão em construção. Todos integram o planejamento do Governo do Estado para garantir acesso a serviços de saúde, com qualidade, no interior.

Fonte: Sesa