PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Inscrições para o VER-SUS do Ceará prosseguem até 31 de dezembro

16 de dezembro de 2011 - 14:31

 

Interessados em participar da Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Ceará (VER-SUS) tem até o dia 31 de dezembro de 2011 para efetuar as suas respectivas inscrições. Poderão se inscrever todos os estudantes regulamente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) pública ou privada do Ceará, que tenham interesse em conhecer mais o SUS e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva. A indicação é do Centro de Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

 

 

O VER-SUS ocorre em um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde e seus territórios de abrangência, com duração de 15 dias, de forma inter e multiprofissional, com a participação de cerca de 30 estudantes de graduação na área da saúde e outros cursos. Nesse período, os estudantes ficarão hospedados para que ocorram os momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências do dia. Será disponibilizado alimentação, transporte e material didático.

 

 

O projeto tem como objetivos contribuir para o amadurecimento da prática interdisciplinar e multiprofissional, que colabore na articulação interinstitucional e intersetorial (governo e sociedade) e na integração ensino-serviço-comunidade-gestão; provocar reflexões acerca do papel do estudante enquanto agente transformador da realidade; e contribuir para a construção da consciência acerca da saúde como direito social, em seu conceito ampliado.

 

Os estudantes candidatos devem fazer a inscrição no site nacional do VER-SUS (http://versus.otics.org/) e elaborar a carta de intenção atendendo aos requisitos expostos na Carta convite em anexo. O processo seletivo, que acontecerá no período de 02 a 12 de janeiro de 2012 constará de duas etapas: avaliação da carta de intenção e entrevista coletiva. O período da vivência do VER-SUS  do Ceará acontecerá em Fortaleza de 12 a 28 de janeiro de 2012. Para mais informações: versus-ce@hotmail.com / (85) 8658 9647 – Max / (85) 8827 4872 ou 9966-0797 – Aldenice / (85) 8699 3251 ou 9718 7750 – Juliana.

 

 

Mais sobre o VER-SUS Brasil

 

 

O VER-SUS Brasil faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Governo do Estado Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, de aproximar os estudantes universitários do setor saúde e outras áreas, dos desafios inerentes à implantação do sistema de saúde no país. A proposta é promover a integração dos futuros profissionais com a realidade da organização e gestão dos serviços de saúde, as práticas de educação popular e saúde, as estratégias de Educação Permanente em Saúde e o controle social, levando-se em consideração os aspectos de configuração do sistema. A proposta parte da constatação de que, no atual percurso de formação acadêmica desses estudantes, a questão da gestão do SUS e a organização da atenção à saúde caracteriza-se por ser um tema pouco vivenciado no percurso da formação.

 

 

A proposta do VER-SUS é ampliar o leque de vivências através de intensa convivência multiprofissional dos estudantes oriundos dos diferentes cursos universitários que estarão convivendo intensamente, vendo, vivendo e discutindo a organização do sistema de saúde brasileiro, dentro do contexto do município de Fortaleza. Uma ação nacional singular na história da educação dos profissionais de saúde do Brasil.

 

 

Estas Vivências e Estágios dos estudantes dos diferentes cursos de graduação mostram-se como ferramentas de extrema importância capazes de sensibilizar os futuros profissionais do país para o adequado enfrentamento dos desafios que estão colocados para a área da saúde e de sensibilizá-los para a participação crítica nas mudanças necessárias que visam a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

 

 

   :Carta Convite VER-SUS Ceará

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE