Dermatoses Infecto-Parasitárias na Infância em debate

9 de novembro de 2011 - 13:36

Qua, 09 de Novembro de 2011 13h46
 
Eventos voltados para médicos e população discutem a
importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará nesta sábado, 12, das 8 às 12 horas, no Centro de Dermatologia Dona Libânia, uma campanha de esclarecimentos à população sobre as doenças de pele que acometem crianças, sobretudo as de fácil transmissão e disseminação.

Segundo o diretor do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Heitor de Sá Gonçalves, os profissionais irão prestar esclarecimentos sobre quais as dermatoses, como identificá-las e a necessidade de se buscar uma assistência médica mais imediata. “O objetivo principal é o diagnóstico precoce, visando o controle da transmissão dessas doenças, já que a maioria delas é transmissível, bem como o controle da disseminação de doenças, como molusco contagioso e impetigo, que são altamente transmissoras e, se não tratadas, podem se disseminar rapidamente. Algumas delas, como a chamada Síndrome da Pele Escaldada, podem levar ao óbito”, afirma.

No dia anterior à campanha, 11 de novembro, a SBD promoverá o I Simpósio Nacional de Dermatoses Infecto-Parasitárias da Infância, que irá reunir dermatologistas, pediatras e médicos do Programa Saúde da Família de todo o país. O evento será realizado no Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380), das 8 às 17 horas.

Heitor Gonçalves explica que “este evento irá levantar a discussão sobre o diagnóstico precoce e mais preciso, o que vai viabilizar uma melhor acessibilidade na atenção primária em saúde na rede pública, bem como sobre o tratamento mais adequado para estas patologias que, em alguns casos, são muito semelhantes, o que gera certa dificuldade na definição da melhor opção terapêutica”, afirma.

Serviço:
Os eventos são promovidos pela SBD, através dos departamentos de Doenças Infecciosas e Parasitárias, de Dermatologia Pediátrica e de Hanseníase.

Dia 11 – Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380), das 8 às 17 horas
Público: dermatologistas, pediatras e médicos do PSF

Dia 12 – Centro de Dermatologia Dona Libânia, das 8 às 12 horas
Público: população em geral

Maiores informações:

Centro de Dermatologia Dona Libânia – (85) 3101-5431.