Encontro Regional da Rede Unida reunirá gestores e profissionais de saúde em Fortaleza
25 de agosto de 2011 - 12:31
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) sediará entre os dias 1º a 4 setembro de 2011 o Encontro Regional Nordeste da Rede Unida. O evento, que será realizado pela primeira vez em Fortaleza, tem a organização da ESP-CE e de outros parceiros. Entre os participantes, estarão presentes todos os atores que militam nas questões do trabalho, gestão, controle social, educação popular e formação em saúde. A abertura terá início às 18 horas no auditório Ciro Gomes, na sede da instituição, e o encerramento ocorrerá especialmente no Hotel Mareiro, na av. Beira Mar. As poucas vagas para inscrições que ainda restam podem ser preenchidas a partir do link: http://www.redeunida.org.br/noticia/inscricoes-abertas-para-encontro-regional-nordeste.
Para a superintendente da ESP-CE, Ivana Barreto, o Encontro Regional da Rede Unida tem a sua importância porque reunirá professores, gestores e estudantes para discutir a questão da educação permanente em saúde. “No Nordeste, estávamos precisando reanimar, no sentido de atender aos anseios da população. Estamos unidos em prol da humanização e de um melhor trabalho no sistema de saúde. Nada melhor do que a ESP-CE ser protagonista nesse processo”, disse ela.
A Comissão Organizadora é formada pela Secretaria Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS); a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do MS; a Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGETS), da Secretaria de Saúde do Ceará; a Escola de Saúde Pública; a Secretaria Municipal de Saúde Escola de Fortaleza; a Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral; a Rede Interdisciplinar de Política e Avaliação de Sistemas de Saúde (Ripass), da Universidade Federal do Ceará (UFC); a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular em Saúde; a Articulação Nacional de Extensão Popular em Saúde; o Grupo de Trabalho de Educação Popular em Saúde (Abrasco); a Rede de Educação Popular em Saúde; a Comunidade em Movimento (Comov); e a Rede Unida.
Rede Unida
A Associação Brasileira Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócio produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.
É tarefa prioritária da organização reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde a fim de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de mudanças na formação profissional em saúde. O desafio da Rede é induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS. Com isso, a Rede Unida busca promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissional.
Confira a programação completa aqui.
Maiores informações: (85) 9732 2074 / (85) 8519 8319
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE