Três policlínicas entregues à população este mês
16 de setembro de 2010 - 12:22
Após finalizar as obras, as policlínicas são equipadas com aparelhos de mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria. Esses são serviços que a população de 109.8109 habitantes dos municípios de Tauá, Aiuaba, Arneiroz, Parambu terá acesso na policlínica regional em Tauá, sem precisar vir para a capital a partir do próximo dia 24. Além desses serviços, a população terá assistência de médicos especialistas em clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, oftalmologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia. Os profissionais foram aprovados em seleção pública, com resultado divulgado no último dia 10.
Tudo isso também nas policlínicas em Baturité e em Camocim. Em Baturité, a policlínica, como unidade regional, atenderá os 135 mil habitantes dos municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti. Já em Camocim, a policlínica vai ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores de Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole.
Além das 21 policlínicas regionais, o governo do Estado, através da Sesa construiu cinco Centros de Especialidades Odontológicas, que estão funcionando em Ubajara, Baturité, Acaraú, Russas, Juazeiro do Norte, e está construindo mais 11 CEO e dois hospitais regionais. Em Juazeiro do Norte, o prédio do Hospital Regional do Cariri está pronto e o processo de seleção dos 996 profissionais está em andamento, com as inscrições abertas até o dia 5 de outubro. Em Sobral, o Hospital Regional Norte tem as obras concluídas no próximo ano.
A gestão das policlínicas e dos CEO é feita através de consórcios públicos de saúde, uma estratégia nova no Ceará, que fortalece a regionalização. Com os consórcios, criados por lei, o custeio e a gestão são compartilhados entre o governo do Estado e as prefeituras dos municípios que integram as microrregiões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa