Encontros debatem e avaliam política de alimentação e nutrição
13 de setembro de 2010 - 11:11
Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente cerca de 260 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças relacionadas a uma alimentação inadequada. O problema pode ter como origem tanto a falta de nutrientes como o excesso de substâncias como sal, açúcar e gordura. Um cardápio com mais frutas, legumes e verduras e menos produtos industrializados já ajudaria na prevenção de problemas de saúde, como a obesidade e a hipertensão.
A Promoção da Alimentação Saudável (PAS) é uma das ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.
As ações da área têm como enfoque prioritário o resgate de hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, bem como padrões alimentares mais variados, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta e velhice.
No encontro, os coordenadores municipais de alimentação e nutrição conhecerão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O PAA tem como objetivo superar a vulnerabilidade alimentar de parcela da população, atuando em conjunto com outras instituições para melhorar o processo de desenvolvimento territorial. O Programa mantêm convênio com as prefeituras, que são responsáveis pela infra-estrutura logística para viabilizar as ações. Cabe ao município aconstrução das centrais de distribuição e recebimento dos Alimentos que, no Ceará, são comprados pela SDA diretamente dos agricultores e distribuídos para entidades beneficentes. Somente para esse ano, o PAA destinou para o Estado um recurso da ordem de R$ 3 milhões e 759 mil.
Os participantes do encontro conhecerão, também, o Programa Bolsa Família e farão avaliação sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), programas de suplementação de vitamina A e ferro e Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa