ENSP – Inscrições de trabalhos para a V Simbravisa até 23/7

14 de julho de 2010 - 15:35

Estão abertas, até o dia 23 de julho, as inscrições de trabalho para o V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). O evento será promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e seu Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), com o apoio de instituições de ensino, pesquisa e serviço. O encontro acontecerá entre os dias 13 e 17 de novembro de 2010, em Belém, Pará. Com o tema Vigilância Sanitária no Século XXI: compromisso com a saúde, o V Simbravisa propõe trazer ao debate os desafios da contemporaneidade face às necessidade de proteção e promoção da saúde no mundo atual.

O V Simbravisa pretende reafirmar que o controle dos riscos à saúde no escopo da vigilância sanitária, como direito do cidadão, compromisso e responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), passa pelo reconhecimento da essencialidade das ações de vigilância sanitária, mobilização dos gestores e participação da sociedade em seus diversos segmentos, para a formulação e implementação de políticas públicas e organização de sistemas, serviços e práticas para a efetiva proteção da saúde e qualidade de vida.

Este ano, três grandes eixos temáticos nortearão a organização e os debates durante do Simbravisa: Regulação sanitária e proteção da saúde; Políticas, sistemas e práticas para a proteção da saúde; e Participação e controle social para a proteção da saúde.

Os organizadores do V Simbravisa convidam os profissionais de vigilância sanitária e da saúde coletiva em geral e aqueles que atuam em áreas de conhecimento e práticas afins, de instituições de ensino, pesquisa, serviços e laboratórios para refletir criticamente, apresentar e debater temas relevantes da produção científica e de práticas em vigilâncias, proteção da saúde e regulação sanitária.

O processo contínuo de internacionalização dos mercados e globalização como fenômenos difusos nas relações econômicas e também políticas, culturais e comunicacionais, entre outras, traz implicações para as políticas de proteção social e de desenvolvimento e revela a área da vigilância sanitária como a interface mais sensível às contradições entre as tensões sociais e as funções do Estado contemporâneo.

No atual contexto, mostra-se relevante debater um conjunto de questões em torno das políticas e atividades regulatórias em saúde, o papel da política científica e tecnológica face à configuração do sistema de saúde brasileiro e os desafios para ampliar as conquistas na área da saúde.

Para fazer sua inscrição ou ter mais informações sobre a programação acesse http://www.simbravisa.com.br/index.php.

Fonte: ENSP, publicada em 14/07/2010