Governador instala Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde

14 de maio de 2010 - 16:02

Nesta sexta-feira, 14, o governo do Estado dá mais um passo no crescimento do polo industrial e tecnológico da saúde. Às 18 horas o governador Cid Gomes vai instalar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde. A CS Saúde é composto por representantes que integram a cadeia produtiva do segmento, com o papel de debater as dificuldades que interferem na produção e de apresentar projetos e alternativas que possam atrair e elevar investimentos no setor.

Para o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, o Ceará vem avançando desde 2007 na consolidação do polo industrial e tecnológico da saúde quando iniciou o processo de implantação da unidade da Fiocruz. “Em novembro do ano passado foi dado um passo decisivo, quando o governador fez a doação de um terreno à Fiocruz, no município de Eusébio, na região metropolitana, adquirido por R$ 3,1 milhões, recursos do Tesouro do Estado”, lembra.        

Os três eixos de abrangência da unidade da Fiocruz no Estado são: desenvolvimento de um polo de indústria farmacêutico, produção e inovação de tecnologia em saúde e o fortalecimento da atenção básica em saúde. O decreto que define as três áreas de atuação e que criou o Comitê de Instalação da Unidade da Fiocruz no Ceará foi assinado em junho de 2009 pelo governador. O presidente do Comitê é o secretário da saúde do Estado.

Arruda Bastos destaca que “a Fiocruz não trará avanços somente na área da saúde. Vai contribuir com a geração de renda e de centenas de empregos”. Referência nacional e internacional no desenvolvimento de pesquisas para elaboração de medicamentos, a instalação da Fiocruz atrairá empresas do segmento farmaceutico e de tecnologia em saúde. No Eusébio, a área total do empreendimento é de 50,9 hectares, incluindo a unidade da Fiocruz e o polo industrial de biotecnologia.     

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa