Canal Saúde debate o novo Código de Ética Médica

6 de maio de 2010 - 10:37

O Sala de Convidados, do Canal Saúde debate o recente Código de Ética Médica, que entrou em vigor no mês de abril. Com mais de 100 artigos atualizados, o código promete mudar a relação entre médico e paciente. Veja o que mudou e participe do Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, ao vivo e interativo, na sexta-feira (7/5), às 13 horas.

Convidados
– Para debater o tema, estarão presentes no estúdio representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; da Coordenação Geral de Ações Estratégicas em Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Sigisfredo Brenelli; do Programa de Mestrado e Doutorado em Bioética da Universidade de Brasília, Volnei Garrafa; além do diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rodolfo Nunes.

Interativo
– No programa, o público participa ao vivo pela web – canalsaude.fiocruz.br, na sala de bate papo, ou assiste pela NBR e liga gratuitamente para 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar perguntas e comentários pelo canal@fiocruz.br.

Mudanças – O novo Código de Ética Médica aborda desde situações simples, como escrever receitas médicas com letras legíveis, até assuntos complexos, como regras para a reprodução assistida e os cuidados com o paciente em estado terminal. Durante a gravação de matérias para ilustrar o programa, especialistas no tema destacaram para a equipe de reportagem do Canal Saúde que as responsabilidades do poder público e das empresas de planos de saúde não ficaram claras ou devidamente delimitadas no código. E essa seria uma questão crucial no momento de criar condições de trabalho necessárias para um bom atendimento ao paciente.

Para assistir ao Sala de Convidados, acesse www.canalsaude.fiocruz.br, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz