Arruda Bastos integra a nova diretoria do Conass

29 de abril de 2010 - 14:45

 
 
 
“É uma honra assumir novamente a presidência deste Conselho que é forte e importante para a efetividade do SUS. Espero contar com todos aqui presentes para que em mais um ano, trabalhemos para o fortalecimento do Conass como um grande espaço de construção do Sistema Único de Saúde”. Foi assim que a secretária de Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, saudou a todos que prestigiaram hoje (28), em Brasília, a sua posse como presidente do Conass. Essa é a segunda vez que ela assume o comando da instituição.

Na ocasião, também tomaram posse, como membros da diretoria na condição de vice-presidentes nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, os secretários de Estado da Saúde de Alagoas, Herbert Motta, de Goiás, Irani Ribeiro e de Minas Gerais, Antonio Jorge, respectivamente. O Secretário da Saúde do Estado do Ceará, que participou da solenidade de posse, integra a nova diretoria, sendo o vice-presidente adjunto para o Nordeste.

Beatriz Dobashi falou sobre a primeira vez em que assumiu a presidência do Conselho, em outubro do ano passado, período em que reforçou a necessidade do fortalecimento do espaço da Comissão Intergestores Tripartite de modo a requalificar as discussões com questões realmente importantes e não apenas operacionais. “Nós conseguimos uma vitória quando fizemos uma reunião extraordinária para avaliar o Pacto pela Saúde. A partir de então, temos que nos preocupar sempre em levar questões desse tipo para a CIT”, ressaltou.
Segundo ela, a nova gestão que se inicia será um período com grandes projetos, dentre os quais um debate com os candidatos a presidência da república, ocasião em que o CONASS pretende apresentar os anseios e expectativas dos gestores estaduais de saúde em relação à nova gestão federal.

Dobashi falou ainda sobre o fortalecimento das prioridades pautadas desde a última gestão. “As prioridades traçadas na gestão passada devem agora, pautar as nossas conduções e as nossas decisões para esse novo período até abril do ano que vem. Quero também reafirmar o nosso compromisso com o Pacto pela Saúde, que é a nossa agenda prioritária e que já foi assumida pelo conjunto de todos os estados”.

Durante a cerimônia, Beatriz Dobashi lançou três novas publicações que estarão disponíveis no portal do Conass (www.conass.org.br). São elas: Conass Documenta n. 20 – O Desafio do Acesso a Medicamentos nos Sistemas Públicos de Saúde: a publicação traz um relato do Seminário Internacional de Assistência Farmacêutica do Conass, realizado em junho de 2009, em Brasília, que trouxe a experiência de outros países na estruturação e na consolidação das políticas estabelecidas e a superação das dificuldades encontradas na área; Conass Documenta n. 21 – As Oficinas para a Organização das Redes de Atenção à Saúde: o livro apresenta a proposta metodológica da oficina de Redes de Atenção à Saúde do Conass e a sua avaliação pelas equipes estaduais, e traz também uma abordagem sobre temas relevantes para a construção de Redes de Atenção à Saúde e o Livro “Realidades e perspectivas da gestão estadual do SUS”, que a partir de artigos escritos pelos secretários estaduais de saúde, com diversos olhares sobre a gestão estadual do SUS, introduz novos elementos no vasto campo de inovações que sustentam e fortalecem a gestão do Sistema Único de Saúde.

Além das publicações, também foi lançada a versão em língua portuguesa da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. O professor Richard Tremblay, diretor do Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância (CEDJE), da Universidade de Montreal e Francisco Quiazua, diretor administrativo do CEDJE, apresentaram a ferramenta aos secretários de saúde. Publicada na internet, a enciclopédia reúne artigos de renomados pesquisadores e aborda 33 temas relacionados ao desenvolvimento psicossocial da criança, desde a concepção até os cinco anos de idade, além de apresentar os conhecimentos científicos mais atualizados. Cada tema é explorado sob três perspectivas: desenvolvimento, serviços e políticas, abordando três questões: Qual é sua importância? O que sabemos? O que pode ser feito? O material está disponível no endereço: www.enciclopedia-crianca.com.

Tatiana Rosa
Assessoria de Comunicação Social do CONASS