Entre no Bloco da Saúde: proteja-se e doe sangue!

9 de fevereiro de 2010 - 10:30

 

 

Com a finalidade de proteger os foliões da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada, a Secretaria da Saúde do Estado está distribuindo 2 milhões e 82 mil preservativos para os 184 municípios. Só para a capital, foram repassadas 618 mil camisinhas. O estoque liberado para o Carnaval 2010 é bem maior que o do ano passado, quando a quantidade foi de 636.259 para todo o Estado. A distribuição aos municípios é feita através das Coordenadorias Regionais de Saúde.

Além das 21 CRES, a Sesa já distribuiu neste carnaval 70 mil camisinhas para empresas, escolas e universidades. Esse número também é superior ao do carnaval que passou. Em 2009, foram destinadas 50.672 preservativos a lojas, indústrias, escolas e universidades.

Este ano o tema da campanha de prevenção e proteção contra a Aids, no Carnaval, do Ministério da Saúde é “Faça o quiser, mas faça com camisinha. Camisinha e prazer combina com você”. No foco da campanha, adolescentes de 13 a 19 anos e mulheres acima dos 50 anos de idade. No Ceará, desde 1983, ano de registro do primeiro caso de Aids no Estado, até junho de 2009, foram notificados no 8.614 casos. As mulheres representam 29,4%.  

 

Doe Sangue!

Já é carnaval no Hemoce! A Campanha de Carnaval 2010 foi aberta pelo grupo Afoxé Acabaca, trazendo música para voluntários e funcionários do Hemoce, lembrando sempre do importante ato que é a doação de sangue.

É importante reforçar o estoque de sangue para prevenir qualquer eventualidade que venha acontecer durante as festas mominas. O Hemoce é formado por uma hemorrede que inclui o hemocentro coordenador e mais 5 unidades no interior do estado. E são elas que fazem o atendimento de toda a rede pública estadual de saúde. Por isso, é preciso se precaver. Nós contamos com a solidariedade de todos para que a festa seja só alegria!

Para doar é fácil! Basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho. Agora, é só ir a qualquer uma de nossas unidades e ser solidário. Antes de pular Carnaval, dê um pulo no Hemoce!

A doação é um gesto simples que pode fazer a diferença na vida de muitos pacientes.

Para doar:

Em Fortaleza:

– Hemoce:
Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo
Aberto de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30. Aos sábados, de 8h às 16h.

– Posto de coleta no Instituto Doutor José Frota – IJF:
Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro
Aberto de segunda a sexta de 7h às 18h30min.
Aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30min.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

          Assessoria de Comunicação do Hemoce