Hospital Infantil Albert Sabin orienta pais sobre período chuvoso

8 de janeiro de 2010 - 13:01

Com a chegada do período chuvoso aumentam os casos de doenças respiratórias e gástricas em crianças. Para evitar que os pequenos sejam acometidos destas enfermidades, o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) está trabalhando no sentido de orientar os pais para que redobrem o cuidado que têm com os filhos com a chegada das chuvas no começo do ano.

De acordo com levantamento feito na emergência do HIAS, o primeiro semestre do ano costuma ser o que mais superlota o hospital, devido ao período chuvoso e às doenças que aparecem nesta época, tais como gripe com cansaço, asma, bronquite, diarréia e pneumonia. Em janeiro de 2008 foram realizados 815 atendimentos somente em pacientes com doenças respiratórias. Número que aumentou para 914 no mesmo período de 2009.

Para evitar que estes números se repitam ou aumentem, os pais devem ficar em alerta e tomar algumas precauções: Deixar a casa sempre arejada, limpa e evitar a presença das crianças em ambientes fechados ou aglomerados de adultos.

Ingerir

muita água, sucos e amamentar os bebês até o sexto mês de vida também são ferramentas essenciais na luta contra as doenças.

É importante lembrar que caso a criança apresente sintomas como respiração cansada, coriza, espirros ou febre deve primeiro ser encaminhada a um posto de saúde mais próximo de casa, onde será avaliada e encaminhada ao HIAS, caso o quadro se agrave.

 
Fonte: Assessoria do Comunicação do HIAS