Deputado consegue aprovar piso salarial para agentes de saúde

1 de dezembro de 2009 - 09:57

O deputado federal tucano Raimundo Gomes de Matos conseguiu aprovar a sua emenda constitucional, por unanimidade, que estabelece o piso salarial dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde em todo o Brasil. Além disso, aprovou também o Plano de Cargos e Carreiras desses dois segmentos profissionais.

 

Acrescenta que a aprovação da matéria ocorreu sob acordo entre 19 partidos, para que, a partir de agora, seja estabelecida uma normatização para categoria de agente comunitário de saúde (e também agentes de endemias) receber o mesmo piso salarial em todo o País. Informa que o contigente de agentes comunitários no Brasil já é de 300 mil.

 

Lembra que a categoria inicia ganhando dois salários mínimos e que os Ministérios da Saúde e da Educação vão ter que sempre promover cursos de capacitação desses dois tipos de agentes comunitários. Para mostrar que isso é uma necessidade, lembra que em tempos passados muitos agentes de saúde quando começaram a trabalhar eram analfabetos.

“O nosso projeto de lei que foi aprovado não só garante o piso salarial dessas categorias, como também o Plano de Cargos e Carreiras para que possam melhorar, ao longo da carreira, seu salário”, enfatiza. O parlamentar assegura que o trabalho do agente de saúde é muito importante, porque ele faz a prevenção das doenças, principalmente no interior.

 

 

Fonte: Jornal O Estado