Ministro da Saúde mobiliza municípios cearenses para o controle da dengue

3 de novembro de 2009 - 13:23

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, está viajando pelo País com o foco de  mobilizar os Estados para o controle da dengue. Depois de visitar São Paulo e a Bahia, nesta quinta-feira, 5, o ministro vai estar no Ceará. Ele e o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, estarão reunidos, às 11 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles, com prefeitos e secretários de saúde dos municípios cearenses e coordenadores regionais de saúde. No último dia 29, o Ministro Temporão lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010, com o mote “Brasil Unido contra a Dengue”, para reforçar as ações de prevenção e controle da doença. O Ceará é um dos 12 estados prioritários do Ministério da Saúde.

Com a campanha, o Ministério da Saúde quer alertar a população para a importância de manter a mesma linha de atuação e evitar que o número de casos volte a aumentar. Estão mantidos os recursos investidos nas ações de 2008/2009, incluindo a incorporação de R$ 128 milhões ao Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS). Para 2009, o Teto Financeiro para todo o país será de R$ 1,02 bilhão. Além do Teto, houve investimento de R$ 55 milhões em compras diretas do Ministério da Saúde até outubro deste ano especificamente para combater a dengue, com ações como campanha publicitária, treinamento e capacitação, equipamentos e insumos, entre outras atividades.

Até dezembro, profissionais do Ministério visitarão 12 estados prioritários para assessorar na adequação dos planos de contingência locais às Diretrizes Nacionais. A definição dos estados prioritários teve como base critérios epidemiológicos, além da necessidade de adequação às Diretrizes. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado já reuniu os municípios prioritários para orientar a elaboração dos planos de controle da dengue em 2010. Os planos municipais terão como base a publicação “Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue”, do Ministério da Saúde, e deverão ser submetidos à CIB municipal (Comissão Intergestores Bipartite) até o mês de novembro e, à CIB estadual, até a segunda quinzena de dezembro, na última reunião do ano.

Secretaria da Saúde do Ceará – Sesa