Comunicação e saúde em pauta nesta sexta-feira

8 de outubro de 2009 - 15:38

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, de sexta-feira (09), às 13h, debate a comunicação na área da saúde. Motivado pela I Conferência Nacional de Comunicação, que acontece no fim do ano, o programa vai tratar da necessidade da elaboração de políticas de comunicação para a área da Saúde. Vários outros assuntos estarão em pauta, entre eles: o uso da comunicação na formação permanente dos profissionais da saúde e como as novas tecnologias podem contribuir para a comunicação no setor.

Interativo – No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela WEB www.canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122.
Se preferir, antecipe a participação pelo canal@fiocruz.br

Convidados – para conversar com telespectadores e internautas, estarão no estúdio representantes do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Rodrigo Murtinho; do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, Oona Castro; e do Conselho Regional de Psicologia, Roseli Goffman.

Controvérsias – a diferença entre informação e comunicação em saúde, a relação entre educação e comunicação em saúde e a forma como a mídia explora o tema também devem fazer parte dos debates.
Um exemplo da importância do debate do papel da comunicação para a saúde da população foi apresentado durante o seminário Conferência Nacional de Comunicação: o que a saúde tem a ver com isso?, organizado pelo Icict, no mês de agosto. Na ocasião, um panorama do processo de regulamentação da publicidade de alimentos não-saudáveis foi apresentado pela pesquisadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UNB), Renata Monteiro. De acordo com a pesquisadora, 85% das peças publicitárias são exclusivamente destinadas ao público infantil e apenas 3,3% destas peças são compostas de alimentos saudáveis (fonte: Icict).

 
Participe ao vivo com sua opinião. Até lá!
 
 
 
Onde ver – Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr Para assistir no site do Canal Saúde, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.


Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz

Marcelo de Castro Neves
(21) 3194-7700 / 3194-7704 / 0800-701-8122 / ascom@fiocruz.br

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Levando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil