Política Nacional de Assistência Farmacêutica em debate no Canal Saúde

23 de abril de 2009 - 03:00

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate ao vivo a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, sexta-feira (dia 24), às 13h. Quais são as estratégias do Ministério da Saúde para facilitar o acesso da população aos medicamentos pela rede pública de saúde? Como funcionam as Farmácias Populares? Até que ponto a chamada judicialização da Saúde interfere na política de distribuição de medicamentos? Saiba também como está a produção de fármacos no Brasil. Esclareça dúvidas ao vivo.

Assista na NBR ou em <www.canalsaude.fiocruz.br> e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br

Convidados: para debater o tema e esclarecer dúvidas de internautas e telespectadores, estarão no estúdio o coordenador de Atenção Básica do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento; e o gerente técnico do Programa Farmácia Popular no Brasil, Hayne Felipe da Silva.

Custos: O orçamento do Ministério da Saúde para assistência farmacêutica vem sofrendo aumento expressivo ao longo dos anos. Em 2002, os investimentos chegaram a dois bilhões de reais; em 2008, foram gastos quase seis bilhões. Grande parte desse valor é gasto com medicamentos de alto custo, importados de outros países.

Sala de Convidados
– Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesn-br_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm. O Sala de Convidados é apre-sentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz