Intercâmbio Brasil-Canadá reúne diretores nacionais

22 de abril de 2009 - 14:49

Os diretores nacionais do Projeto de Intercâmbio de Conhecimentos para a Formação de Recursos Humanos por Competências no Estado do Ceará estarão reunidos em Fortaleza, na quarta-feira, 22 de abril, no Iate Plaza Hotel, Av. Beira Mar, 4753, Mucuripe, das 8 às 16 horas, para avaliar o relatório anual do projeto, que compreende as atividades desenvolvidas entre 1º de abril de 2008 e 31 de março de 2009. Participam da reunião, os diretores brasileiros e canadenses do Projeto, o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos Neto, e Karen Lehrhaupt, consultora representante do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE).

O relatório anual apresenta as 11 ações desenvolvidas, baseadas em cinco eixos: planejamento e gestão dos recursos humanos no nível técnico do setor saúde; elaboração de programas, assim como formação de professores e gestores no ensino por competência; durabilidade do projeto, difusão das experiências e produções; igualdade de gênero e étnico-cultural; e seguimento do projeto.

O intercâmbio entre o Brasil e o Canadá tem por finalidade reforçar as capacidades das esferas de governo para apoiar a política nacional de descentralização e de educação permanente em saúde do SUS, a partir do intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os parceiros brasileiros e canadenses. O objetivo do projeto é fortalecer a capacidade do Estado do Ceará para planejar e gerir a formação dos trabalhadores em saúde e ainda a capacidade institucional das escolas de formação de recursos humanos do SUS para experimentar e ofertar programas de formação técnico-profissionais baseados em competências.

Os parceiros brasileiros do projeto formam a Agência Brasileira de Cooperação, que reúne o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de Sobral e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Fonte: Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)