Congresso reúne secretários e mais de 600 profissionais da Saúde

27 de março de 2009 - 14:16

Com o tema “Gestão Estratégica e Participativa”, começou ontem, 26 de março, e prossegue até amanhã, 28, o IX Congresso das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), localizado na Avenida Alberto Craveiro, 222 – Castelão.

Na solenidade de abertura, ontem à noite, foram homenageados com a medalha Dower Cavalcante os médicos Carlile Lavor e João Ananias (Secretário Estadual de Saúde), além da Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade. Na ocasião foi exibido um vídeo com a história de cada homenageado. Com a presença de autoridades, também aconteceu um baile comemorativo de 20 anos do COSSEMS, às 22 horas. A festa foi animada pela banda Caribbean Kings.

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes, participou da solenidade e ressaltou que “este evento é especialmente importante, porque o Cossems comemora seus 20 anos discutindo questões relevantes para o fortalecimento do SUS, como a Política de Gestão Estratégica e Participativa e o Controle Social”.

Entre as temáticas que serão discutidas durante o congresso estão “O Pacto pela Saúde e os desafios para a qualificação da Gestão Estratégica e Participativa” e “Fortalecimento do Controle Social na perspectiva da repolitização do SUS”. Ao final do evento, será elaborada uma carta de intenções dos gestores sobre o SUS, e acontecerá a eleição da nova diretoria do COSSEMS para o biênio 2008/2010.

O evento é uma realização do Conselho das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde (COSSEMS), com apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana de Saúde-OPAS, Governo do Estado – através da Secretaria Estadual de Saúde – e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Oficina e seminários

O Congresso teve início dia 26 pela manhã, com a realização da oficina promovida pelo Ministério da Saúde, objetivando discutir estratégias de implementação da política nacional de Gestão Estratégica e Participativa no Ceará. Além disso, foram ministrados seminários nas áreas de Economia da Saúde, Financiamento do SUS, entre outros. Durante todo o dia os participantes puderam acompanhar a exposição de trabalhos apresentados pelos municípios na área de gestão estratégica, que serão avaliados por uma comissão julgadora e selecionados para apresentação no XXV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em abril. Ainda dentro da programação foi realizado o Nordeste Porreta, encontro dos presidentes dos COSSEMS de nossa região.

Mais informações: www.cossemsce.org.br