COSSEMS comemora 20 anos e realiza XI Congresso

20 de março de 2009 - 11:08

Os secretários de Saúde dos municípios cearenses estarão reunidos de 26 a 28 de março, em Fortaleza, no IX Congresso das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará. O Congresso escolherá em assembléia a nova diretoria do Conselho de Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará (COSSEMS/CE).

O secretário da Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos Neto, participa da abertura do IX Congresso, às 19 horas do dia 26, no Condomínio Espiritual Uirapuru, na Avenida. Alberto Craveiro, 2222, Castelão, local de realização do evento. Na ocasião, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, proferirá a palestra de abertura do Congresso.

Antes da abertura, das 8 às 17 horas, será ministrada a Oficina sobre Gestão Estratégica e Participativa do SUS, que abordará temas como financiamento do SUS, captação de recursos, e política de assistência farmacêutica. No mesmo dia acontece o Fórum dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde do Nordeste. À noite, a partir das 22 horas, acontecerá o baile de comemoração dos 20 anos do COSSEMS/CE.

O dia 27 será dedicado a mesas redondas e painéis, que serão apresentados das 8 às 17 horas, com os temas “O Pacto pela Saúde e os Desafios para a Qualificação da Gestão Estratégica e Participativa no SUS” e “Fortalecimento do Controle Social na Perspectiva da Repolitização do SUS”. No dia 28 será realizada a Assembléia dos Secretários Municipais de Saúde, das 8 às 12 horas, coma aprovação da Carta de Fortaleza, prestação de contas  da gestão 2007-2009 do COSSEMS/CE, encerrando com a escolha da nova diretoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SESA-CE