Canal Saúde – Estado Laico e Saúde: onde estão e quais são os limites?

17 de março de 2009 - 16:10

    

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate ao vivo a relação entre Estado Laico e Saúde, sexta (20), às 13h. A Constituição Federal (Art.19) veta à União, estados, distrito federal e municípios manter com cultos religiosos, igrejas ou representantes, relações de dependência ou aliança. Mas, no dia-a-dia, o poder público é realmente independente? Vale o que a lei determina? Casos recentes; como do aborto na menina de nove anos engravidada por seu padrasto, que a violentava; mostram o quanto essa relação ainda é tensa. Participe ao vivo com sua opinião.

Assista na NBR ou em <www.canalsaude.fiocruz.br> e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Debate: A equipe de reportagem do Canal Saúde registrou a opinião de pessoas engajadas no tema, representantes da sociedade civil, do universo religioso e da política. Entre os ouvidos estão: mulheres de movimentos feministas, de ONGs em defesa da mulher, como a ONG Católicas pelo Direito de Decidir; o deputado federal presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, Luiz Bassuma (PT/BA); o deputado federal, José Genuíno (PT/SP); o médico do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade Federal de Pernambuco, José Olímpio, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Sala de Convidados – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesn-br_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm. O Sala de Convidados é apre-sentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz