Canal Saúde – Práticas de saúde milenares a serviço do SUS

4 de março de 2009 - 16:56

 

Saiba como e onde usuários e profissionais de saúde utilizam a medicina oriental. Participe ao vivo

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate ao vivo sexta (6), às 13h, o uso da medicina oriental no Sistema Único de Saúde (SUS). Acupuntura, homeopatia, termalismo e fitoterapia estão entre as práticas integrativas e complementares aprovadas em 2006 pelo Ministério da Saúde. Saiba como as terapias estão sendo implementadas nos municípios e conheça os critérios para a formação e incorporação dos profissionais pelo SUS. Participe.

Assista na NBR ou em <www.canalsaude.fiocruz.br> e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Convidados: para debater o tema e esclarecer dúvidas, estarão no estúdio as coordenadoras das Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde e do estado do Espírito Santos, respectivamente, Carmem de Simoni e Ana Rita Noves; o coordenador do Departamento de Homeopatia e Terapêutica Complementar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Francisco de Freitas; e o gerente do programa de Práticas Integrativas e Complementares da cidade do Rio de Janeiro, Cristina Barros.

Resultados: O objetivo das práticas integrativas é contribuir para a prevenção, promoção e recuperação da saúde. A ênfase é dada à atenção básica, com um atendimento mais humanizado. O programa mostrará onde e como essas práticas alternativas estão sendo aplicadas no dia-a-dia dos hospitais e postos de saúde, além de apresentar os resultados obtidos pelos usuários.

Práticas integrativas: A acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas metálicas. Já a homeopatia é um sistema médico complexo de caráter holístico, com ações no campo da prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde. A fitoterapia é caracterizada pelo uso de plantas medicinais, enquanto o termalismo social ou crenoterapia utiliza águas minerais de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde.

Sala de Convidados – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radio-bras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintoni-ze.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz