Começa construção do Hospital Regional do Cariri

12 de fevereiro de 2009 - 14:29

Com recursos do Tesouro do Estado, no valor de R$ 44.224.380,00, o governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço do Hospital Regional do Cariri, um dos principais compromissos de campanha. Na compra de equipamentos serão investidos mais R$ 23.500.000,00, recursos também do Tesouro do Estado.

O Hospital Regional do Cariri, com 209 leitos, garantirá à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo assistência especializada em diversas áreas da saúde.  Entre elas, traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica. O acolhimento e atendimento aos pacientes será feito por 1.115 profissionais. Desse total, 465 de nível superior e 650 de nível médio. Só médicos, serão 342.

No Hospital, a população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são realizados apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, faz esse exame. Outro importante serviço oferecido pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de  serviços, estão incluídos ainda ultrasonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri, previsto para ser concluído em 18 meses, contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação.

O Hospital Regional do Cariri está previsto para ser concluído  em 18 meses. O consórcio das empresas Fujita/ Palmas é responsável pela construção.

O PERFIL DO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI

– População atendida:  Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Iguatu, Brejo Santo, no total de 1.366.709 habitantes.

– Área construída: 27.126,47 metros quadrados.

– Valor da obra: R$ 44.224.380,76.

– Valor dos equipamentos: R$ 23.500.000,00.

– Número de leitos

Geral: 209
 Leitos cirúrgicos:87
 Leitos clínicos:87
 UTI adulto: 20
 UTI semi-intensiva: 15

– Especialidades: Traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica.

– Serviços: Ressonância magnética, radiologia geral, tomografia computadorizada, ultrassonografia geral, ultrasonografia intervencionista, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma,litotripsia.

– Total de profissionais: 1.115
  Número de profissionais de nível superior: 465. Desse total, 342 são médicos.
  Número de profissionais de nível médio:  650

Fonte: Assessoria de Comunicação da SESA-CE