Canal Saúde debate uso de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS)

5 de fevereiro de 2009 - 11:47

 

 

 

 

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Ficruz, debate ao vivo sexta (6), às 13h, o uso de plantas medicinais e fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba como antigos tratamentos caseiros feitos a partir de plantas e ervas, aliados ao conhecimento científico, chegam a hospitais e postos de saúde do SUS. Conheça o trabalho desenvolvido em Goiás, no Hospital de Medicina Alternativa, que em 2007 usou a fitoterapia para tratar de mais de sete mil pessoas.

 

Assista na NBR ou em <www.canalsaude.fiocruz.br> e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br.

 

Convidados: estarão presentes no estúdio para esclarecer dúvidas e debater o tema representantes do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/MS), José Miguel do Nascimento Junior; do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Helene de Amorim; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Norberto Reck; e o pesquisador da Fiocruz, Benjamin Gilbert.

 

Nacional: Em dezembro último, uma portaria (2.960/2008) assinada entre ministérios da Saúde e mais nove criou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Entre os principais objetivos estão: incentivar investimentos em pesquisas sobre plantas medicinais brasileiras; estimular a produção de fitoterápicos; investir em capacitação profissional e produção de medicamentos.

 

Sala de Convidados – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radio-bras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintoni-ze.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

 

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz