Sistema Nacional de Negociação Permanente no SUS em pauta

28 de janeiro de 2009 - 16:17

 
O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate o Sistema Nacional de Negociação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS), espaço onde trabalhadores, prestadores e gestores negociam questões trabalhistas. O objetivo é evitar conflitos, que poderiam resultar em greves, por exemplo, e avançar para melhores condições de trabalho e de funcionamento do SUS. Opine, participe ao vivo, sexta (30), às 13h.

 

Assista na NBR ou em <www.canalsaude.fiocruz.br> e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br.

 

Convidados: para esclarecer dúvidas dos telespectadores e debater o tema, estarão no estúdio a diretora de Regulamentação e Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Maria Helena Machado; o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Antonio Ivo de Carvalho; e Nelci Dias, membro da Mesa Nacional de Negociação do SUS.

 

Sistema Nacional: A experiência de mesas de negociação é única no serviço público. Atualmente, são 28 mesas pelo país, sendo 12 municipais e 16 estaduais. Todas devidamente acompanhadas por seus respectivos Conselhos de Saúde. A Mesa Nacional de Negociação do SUS foi instituída em 1993, mas não obteve sucesso. Em 1997, ela foi reinstalada. Em 2003, a Mesa ressurgiu com nova composição.

 

Sala de Convidados – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radio-bras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintoni-ze.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

 

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz