PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Canal Saúde – Dengue: estamos preparados para evitar uma nova epidemia?

18 de dezembro de 2008 - 14:00

O que as autoridades estão fazendo para evitar uma possível epidemia de Dengue no próximo verão? E você, está fazendo a sua parte? O Sala de Convidados, sexta-feira (19), às 13h, debate a Dengue. Cobre ao vivo das autoridades, saiba como identificar a contaminação e como agir em casos de Dengue. Participe.

Assista na NBR ou em <www.canalsaude.fiocruz.br> e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br

Dengue: A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti. Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum na gengiva. Uma vez identificado esses sintomas, deve-se buscar imediatamente o serviço de saúde mais próximo (Fonte: Ministério da Saúde).

Sala de Convidados – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radio-bras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintoni-ze.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz