PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Canal Saúde – Aids: a prevenção é o melhor remédio

3 de dezembro de 2008 - 13:30

 

A Semana de Luta contra a Aids será encerrada no Canal Saúde, da Fiocruz, com programa ao vivo e interativo. O Sala de Convidados de sexta-feira (dia 5), às 13h, na WEB e NBR, mostra o que mudou em três décadas. O coquetel anti-Aids diminuiu a letalidade da doença, mas até que ponto também contribuiu para o relaxamento da prevenção? E a sociedade, está mais ou menos preconceituosa? O que significa e quanto tempo dura a janela imunológica? Conheça ainda a contribuição da Fiocruz para o combate à doença a partir dos testes anti-HIV, utilizados principalmente em mães soropositivas.

Participe: Assista na NBR ou em <www.canalsaude.fiocruz.br> e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Convidados:
Para conversar sobre o tema estarão no estúdio o Dr.º Jorge Ribeiro, infectologista e coordenador de estudos clínicos de prevenção em HIV/Aids do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), da Fiocruz; o presidente da ONG Pela Vidda, Márcio Villard; e o diretor-adjunto do Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa.

Testes anti-HIV: estima-se que, pelo menos, 255 mil brasileiros estejam infectados pelo vírus da aids e ainda não tenham feito o teste. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST e Aids, encaminhará 3,3 milhões de kits para teste rápido anti-HIV aos estados em 2009. A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), acaba de finalizar o processo de nacionalização da produção dos testes rápidos. Isso significa que os kits adquiridos pelo Ministério da Saúde hoje têm tecnologia 100% nacional. (fonte: MS)

Sala de Convidados – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radio-bras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintoni-ze.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz