Hospital César Cals

24 de outubro de 2008 - 19:03

Reforma preserva história de 77 anos do Hospital César Cals

Até o final de julho estarão concluídas as obras de reforma, no valor de R$1 milhão, do Hospital Geral César Cals. O mais antigo dos seis hospitais públicos estaduais, com 77 anos de fundação, ganha pintura nova da fachada ao almoxarifado. As instalações elétricas e hidráulicas foram restauradas. Tudo está sendo feito com o cuidado de preservar as características do prédio inaugurado em 31 de outubro de 1928 com o nome Casa de Saúde Dr. César Cals, importante patrimônio da história do centro de Fortaleza.

Em três pontos do hospital, fotografias gigantes em preto e branco do acervo do pesquisador Nirez (Miguel Ângelo de Azevedo), lembram o hospital logo nos primeiros anos de atendimento, destaque na estrutura do centro antigo da Capital. Todo o bloco 400, onde fica a maternidade, está sendo preservado. O piso de mosaicos, com mais de sete décadas de uso, e as portas largas de madeira estão sendo mantidos. A capela para orações de pacientes e acompanhantes foi restaurada.

A preocupação de preservar vai além dos limites do hospital. O diretor do HGCC, Ernani Ximeses, reivindicou para a Secretaria Regional II, a transformação da pequena rua que fica entre o hospital e a Praça da Lagoinha num calçadão, que funcionaria como a sala de estar do hospital. Com o entorno do hospital ampliado e melhorado, o acesso ao hospital fica mais fácil, aumenta a segurança e melhora e imagem do hospital e de todo o centro da cidade.

Veja os principais números do HGCC:

300 cirurgias,

600 partos

seis mil atendimentos ambulatoriais por mês.

Direção: Valdy Ferreira de Menezes

Avenida do Imperador, 545, Centro – CEP – 60015052