Planejamento familiar em debate no Canal Saúde

10 de outubro de 2008 - 17:17

Opine e debata ao vivo. Veja na NBR, Embratel ou WEB (no chat) e ligue 0800-701-8122
    

Alimentação, saúde, educação… Filho dá trabalho e custa caro. Mas, todo casal tem direito a planejar sua família. Está na Constituição. E também de ter acesso aos meios de evitar uma gravidez. O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, de terça (14), às 13h, vai debater as políticas públicas de planejamento familiar. Em pauta, o papel dos homens no planejamento familiar, os desafios para a saúde pública, a dificuldade no acesso à reprodução assistida e a métodos contraceptivos. Participe ao vivo.

Participantes: Para debater e esclarecer dúvidas de telespectadores e internautas estarão presentes no estúdio o diretor do Departamento de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde, Adson França; e Lia Zanotta, membro da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Perguntas aos participantes: Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br ) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br .

Contraceptivos – Dados do Ministério da Saúde revelam que há 20 anos, quando foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), a cobertura de métodos contraceptivos era de 18,8% das mulheres em idade fértil atendidas pelo SUS. Hoje, a cobertura seria de 100%. O SUS registrou, em dezembro do ano passado, aumento de 69% no número de vasectomias sem internação, se comparado ao número de procedimentos realizados em maio de 2007, data do lançamento da política. O Ministério também investe na distribuição de outros métodos contraceptivos, como os anticoncepcionais injetáveis, dispositivos intra-uterinos (DIUs), diafragmas e preservativos.

Como participar – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br >, clique na telinha com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas enviando e-mail para canal@fiocruz.br . No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel, o programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou  http://www.radi-obras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm . O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz