PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Centro de Residência em Saúde

8 de outubro de 2008 - 14:42

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará foi criada em 1993, sob forte influencia do movimento de mudanças no âmbito da Saúde em curso, com uma estreita vinculação às necessidades do sistema de saúde. Nesse período, os Programas de Residência Médica mantidos pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) passaram a ser vinculados funcional e administrativamente à ESP/CE, sendo criado o Centro de Residência Médica (Cerme), com o objetivo de coordenar suas atividades.

Coube à ESP/CE, a partir de então, a publicação de manual, edital, processo seletivo, toda a parte burocrática e de organização, além de intermediação junto à Sesa, hospitais e Comissão Nacional de Residência Médica. Atualmente, a ESP/CE vem ampliando sua participação visando a otimizar os programas que estão sendo criados. Nesse sentido, desenvolve pesquisas, com base em dados dos processos seletivos anteriores, conciliando as necessidades da rede pública de saúde estadual, com o interesse do profissional de saúde em optar por especializar-se em determinada área.

A missão da Coordenadoria de Residências em Saúde é promover a melhoria da qualidade na atenção à saúde do Estado do Ceará, por meio do desenvolvimento de programas educacionais na modalidade de Residência para os profissionais de saúde.

 
Por ordem do Decreto nº. 30.602, de 15 de julho de 2011, a Coordenadoria passou a ser denominada Centro de Residência em Saúde (Ceres).

São focos da área: coordenar Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional mantidos no âmbito das instituições vinculadas à administração estadual; propor, com base em evidências estatísticas e necessidades, o número de vagas a serem ofertadas em cada Programa ou sub-especialidade, de acordo com os objetivos da Sesa e da ESP/CE; desenvolver ações direcionadas para o contínuo aprimoramento dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional; desenvolver estratégias de estímulo ao exercício da preceptoria pelos profissionais que atuam nos programas de Residência; promover o treinamento de preceptores nas áreas de ensino e pesquisa.

Centro de Residência em Saúde

(85) 3101 1424