Hospitais Regionais Vale do Jaguaribe e do Cariri recebem residentes; novas vagas fortalecem regionalização

7 de março de 2024 - 09:27 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto: Joelton Barboza
Fotos: Joelton Barboza, Arquivo Pessoal

Diretores da unidade recepcionaram os novos residentes

Os primeiros residentes do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, e também do Hospital Regional do Cariri (HRC), emJuazeiro do Norte, unidades da Secretaria da Saúde do Ceara (Sesa), iniciaram atividades na última segunda-feira (4). Os novos residentes foram aprovados na seleção da Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP/CE) e começam a atuar nos dois equipamentos.

No HRVJ iniciaram Diego Mota Fontenele e Ibsen Thalles Torres de Melo, médicos e primeiros residentes do hospital. Ambos foram recepcionados pelos diretores da unidade e pela coordenadora do Centro de Estudos, Ticyanne Pereira. De acordo com o setor, a ideia é prover a estrutura para que os residentes obtenham, de forma oportuna e segura, o conhecimento de atenção à saúde de alta complexidade e, em oportunidades futuras, fazerem parte do corpo clínico da unidade.

“Receber bem os residentes e ajudá-los na sua formação é um sinal de que entendemos o que é tantas vezes estampado na visão do hospital e nosso mapa estratégico, bem como entender e colocar em prática o que o SUS nos pede”, destaca Ticyanne.

Primeiros residentes em cirurgia-geral

O residente em cirurgia-geral Diego Mota classificou o primeiro dia como “um turbilhão de emoções”, desde a ansiedade de conhecer a equipe até a aplicação prática da medicina. “Fui muito bem recebido, me senti acolhido, conheci as instalações do HRVJ e me surpreendi positivamente, se trata de um hospital com excelente infraestrutura. Como residente pioneiro, a responsabilidade é enorme, mas também é uma oportunidade única de deixar uma marca positiva e aprender com cada desafio enfrentado”, ressaltou.

LEIA TAMBÉMRegionalização: novas vagas para residências em saúde serão disponibilizadas nos hospitais da Rede Sesa no interior

Ibsen Thales, também residente em cirurgia-geral, diz que ficou impressionado com a estrutura do hospital. “Ficamos muito impactados com a qualidade do serviço, a competência das equipes multidisciplinar e médica, a organização, a estrutura hospitalar e principalmente a nossa recepção”, pondera.

Hospital Regional do Cariri recebe 17 novos residentes

Mais um ciclo de formação médica também se iniciou no HRC com a chegada dos novos residentes. Na última segunda-feira (4), 12 residentes de clínica médica, quatro de cirurgia-geral e um de radiologia e diagnóstico por imagem iniciaram na unidade.

Os programas de residência do HRC garantem formação médica especializada. A coordenadora do Centro de Estudos, Anna Philomena de Alencar, lembra que o hospital assume esse desafio, entendendo a responsabilidade e dedicação que se fazem necessários. “Ficamos muito felizes em recebermos esse grupo de residentes para iniciarem suas formações aqui no hospital. Temos a certeza que nos dedicaremos para, ao final desse ciclo, entregarmos à sociedade médicos com competência e compromissados para atuarem não só no estado do Ceará, como também em outros estados da federação”, afirma Anna.