Sala de Convidados discute transplante de órgãos

3 de outubro de 2008 - 19:25

 

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, terça-feira, 07 de outubro, das 13 às 14h, vai abordar a estrutura envolvida na realização do transplante de órgãos: exames, legislação, captação, transporte, infra-estrutura hospitalar, profissionais, os critérios da fila de espera. O programa vai tratar ainda dos valores ligados ao ato da doação de órgãos, momento de dor, mas também de esperança. Perguntas podem ser feitas ao vivo. Participe.

Perguntas aos participantes: Assista na Embratel, NBR ou internet (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br .

Transplantes
– No primeiro semestre de 2008 foram realizados 8.365 transplantes, sendo 6.207 de córnea e 2.158 de órgãos sólidos (coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim – crescimento de 15,68% com relação ao mesmo período de 2007). Existem, no Brasil, aproximadamente 70 mil pacientes em lista de espera. Do total, mais de 42 mil esperam órgãos sólidos e quase 26 mil para córnea, e outros cerca de 3 mil para medula óssea. Dados do Ministério da Saúde.

Como participar – Na internet, acesse <www.canalsaude.fiocruz.br >, clique na telinha com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas enviando e-mail para canal@fiocruz.br . No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel, o programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radi-obras.gov.br/estatico/tv_nbr_sintonize.htm . O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz