Primeira Dama do Estado promove evento

17 de setembro de 2008 - 19:09

As estatísticas recentes demonstram o crescimento da população de pessoas com deficiência e idosos no país. Nesse sentido, como parte dos esforços do Governo do Estado do Ceará em garantir os direitos desses segmentos, a Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, promove nos próximos dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira) o evento “Sensibilização para a Acessibilidade – ressignificando as políticas públicas de atenção às pessoas com deficiência e idosos no Ceará”, a ser realizado no Salão de Eventos da Residência Oficial do Governador, das 9h00 às 18 horas.

O evento contará com o ilustre convidado, senhor Renato Correa Baena, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, que apresentará a palestra “Políticas Públicas visando à Inclusão e à Acessibilidade”, para os secretários de Estado e convidados. Paralelamente, haverá a capacitação em “Desenho Universal” ministrada pela arquiteta Daniella Bertini, também da Secretaria Municipal de São Paulo, para engenheiros e arquitetos das secretarias e entidades parceiras do Estado.
Como parte da programação, a Primeira Dama entregará, a 15 Secretarias Estaduais, o relatório “Diagnóstico das Questões de Acessibilidade em Edificações Públicas do Governo do Estado do Ceará”.
A realização desse evento é mais uma das ações da Primeira Dama, Maria Célia, no sentido de priorizar e formular a execução de políticas públicas voltadas para a inclusão e à acessibilidade de pessoas com deficiência e idosos.

NÚMEROS

Apenas no Ceará, os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE revelam que a população do Estado é constituída por mais de 8 milhões de habitantes, sendo 17,34% deles portadores de alguma deficiência. Na capital cearense, são mais de 400 mil habitantes com deficiência, enquanto no Brasil esse número passa dos 24 milhões. A população de idosos no Estado chega a 9,7% dos habitantes e estima-se que até 2020 sejam mais de 30 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos.

Fonte: Gabinete da Primeira Dama do Estado do Ceará