2. Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – Gestão do SUS

31 de julho de 2008 - 19:07

2.1 Apresentação: O processo de descentralização e municipalização no Sistema Único de Saúde – SUS implica no fortalecimento em nível local. Por isso, o melhoramento dos processos de gestão é um dos principais desafios para os gerentes municipais de saúde. E, de acordo com o Plano de Estadual de Educação Permanente baseado na Portaria 1996, os secretários municipais e suas equipes técnicas têm assumido gradativamente maiores responsabilidades na gestão do Sistema de Saúde. Partindo-se do princípio de que o desenvolvimento da capacidade gerencial desses profissionais constitui-se em um elemento estratégico para garantir novos avanços no campo da saúde, busca-se com este curso, assegurar uma oportunidade para que eles desenvolvam as competências necessárias para o bom desempenho de seu trabalho, essencial para a conquista de serviços públicos eficientes, dignos da população cuja qualidade de vida se propõe melhorar.

2.2 Público-alvo: Gestores, assessores técnicos e demais profissionais, preferencialmente integrantes das equipes gestoras dos sistemas municipais de saúde.

2.3 Objetivos: Desenvolver as competências necessárias para o gerenciamento e operacionalização das ações no âmbito da gestão em saúde.

2.4 Conteúdo: Introdução à Metodologia de Aprendizagem; Políticas de Saúde no Brasil e Organização de Serviços; Planejamento em Saúde; Aprendizagem e Liderança (EAD); Gestão da Atenção; Desenvolvendo a Prática da Automotivação (EAD); Sistemas de Informação em Saúde; Administração de Conflitos e Negociação (EAD); Gestão Administrativa e Financeira do SUS; Regulação em Saúde; Gestão de Tecnologias em Saúde; Metodologia da Pesquisa

2.5 Metodologia: Para que os objetivos propostos sejam atingidos, o curso utilizará a metodologia de Ensino-Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning/ PBL). Serão utilizadas, além de grupos tutoriais, estratégias educacionais complementares como exposição interativa, estudos de caso, estudos dirigidos, oficinas de trabalho, apresentações orais, mesas redondas, dentre outras.

2.6 Carga-horária: 460 horas, sendo 288 horas presenciais, 72 horas à distância e 100 horas dedicadas à elaboração de monografia.