15. Auxiliar em Saúde Bucal – ASB

31 de julho de 2008 - 19:29

15.1 Apresentação:
O Programa Saúde da Família (PSF), estratégia de reorganização da Atenção Básica busca a vigilância à saúde, por meio de um conjunto de ações individuais e coletivas, situadas no primeiro nível da atenção voltadas para a promoção, prevenção e tratamento dos agravos à saúde. A inserção da equipe de saúde bucal no PSF, considerado um dos componentes da saúde em sua expressão mais ampla – enquanto qualidade de vida – adquire maior importância como estratégia de ampliação do acesso da população a essas ações que viabilizem a melhoria do quadro epidemiológico no Brasil. Este curso visa a qualificar Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), com um perfil de desempenho exigido pelo Ministério da Saúde possibilitando, assim, a ampliação das ações de saúde bucal, por meio da implantação de Equipes de Saúde Bucal Modalidade I.

15.2 Público-alvo:
Trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde e pessoas da comunidade que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Fundamental.

15.3 Objetivos:
– Oferecer condições para que o educando desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da Saúde e as competências específicas da profissão, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, facilitando a navegabilidade na área e ampliando seu campo de atuação.
– Compreender os objetivos, princípios, bases operacionais e ações da Estratégia de Saúde da Família, com vistas à sua inserção nas equipes de saúde bucal.
– Compreender o processo saúde-doença bucal, seu impacto na saúde pública e atual perfil epidemiológico, com a finalidade de contribuir na melhoria dos indicadores de saúde bucal da população do território.
– Contribuir para uma melhor integração entre os membros da equipe do PSF, da equipe de saúde bucal e os usuários do sistema de saúde, visando a estabelecer vínculo com a população e relações interpessoais positivas entre os membros das ESB.
– Auxiliar na organização e planejamento das ações individuais e coletivas em saúde bucal nos ambientes comunitários e nos consultórios odontológicos das unidades de referência, visando à eficiência e eficácia das ações de promoção da saúde.

15.4 Metodologia:
Considerando as peculiaridades da educação profissional, a metodologia utilizada envolve técnicas dinâmicas e indissociáveis dos conteúdos, proporcionando a interação teoria-prática, priorizando-se a problematização, o que torna a aprendizagem mais significativa.

15.5 Conteúdo:
O curso é ministrado em dois módulos:
 Módulo Contextual Básico: Introdução à Profissão de ASB; Gestão em Saúde e Planejamento do Trabalho; Educação para o Autocuidado; Saúde e Segurança do Trabalho; Biossegurança nas Ações de Saúde; Ética e Legislação em Saúde; Suporte Básico de Vida.
Módulo Específico I: O TSB/ASB e a Segurança no Trabalho Odontológico; O TSB/ASB e a Biossegurança na Prática Odontológica; O TSB/ASB na Clínica Odontológica.

15.6 Carga-horária:
900 horas distribuídas entre 640 horas teórico-práticas e 260 horas de estágio supervisionado.