10. Técnico em Atendimento Pré-hospitalar

31 de julho de 2008 - 19:34

10.1 Apresentação
O atendimento ao paciente com risco de vida exige dos profissionais que atuam na área um leque de competências que os tornem capazes de intervir efetivamente, com vistas à redução da morbimortalidade. No entanto, observa-se que, nos cursos de formação profissional, a atenção referente à Carga-horária relacionada à área pré-hospitalar ainda é insuficiente. Além da fragmentação dos conteúdos e baixo aproveitamento do processo educativo, não existe no Brasil uma formação técnica de nível médio específica para o atendimento pré-hospitalar, apesar dos índices cada vez crescentes de mortes e seqüelas decorrentes de acidentes, traumas e violência. A partir da identificação dessa lacuna no Sistema de Saúde, a Escola de Saúde Pública do Ceará propõe o Curso de Formação de Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, baseado na Abordagem por Competência.

10.2 Público-alvo
Trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde e pessoas da comunidade que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

10.3 Objetivos
– Oferecer condições para que o educando desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da Saúde e as competências específicas da profissão de técnico, de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais trabalhadores, facilitando a navegabilidade na área e ampliando seu campo de atuação.
– Favorecer a inserção do Técnico em Atendimento Pré-hospitalar no mercado de trabalho.
– Favorecer o aperfeiçoamento profissional do Técnico em Atendimento Pré-hospitalar.
– Favorecer a adoção de atitudes positivas do Técnico em Atendimento Pré-hospitalar frente a mudanças e a novas situações profissionais.

10.4 Metodologia
Considerando que as importantes mudanças no contexto social, demográfico, epidemiológico, científico e tecnológico têm tornado a prática no campo da saúde cada vez mais complexa, exigindo das instituições educacionais importantes mudanças, principalmente no que se refere às suas abordagens educacionais, a ESP-CE utiliza estratégias metodológicas baseadas em problemas, com o objetivo de melhor capacitar os profissionais de saúde para responder adequadamente às necessidades da comunidade e enfrentar novos desafios, promovendo, além da aprendizagem de conhecimentos integrados, o desenvolvimento de atitudes de cooperação, suporte mútuo e congruência social.

10.5 Conteúdo
O curso é ministrado em quatro módulos:
Módulo Contextual Básico: Introdução à Profissão de Técnico em Radiologia; Gestão em Saúde e Planejamento do Trabalho; Educação para o Autocuidado; Saúde e Segurança do Trabalho; Biossegurança nas Ações de Saúde; Ética e Legislação em Saúde; Suporte Básico de Vida.
Módulo Específico I: Elementos de Anatomofisiologia I; Elementos de Farmamcologia I; Cinemática em Cuidados Pré-hospitalares; Avaliação da Condição Clínica; Relações Humanas.
Módulo Específico II: Elementos de Anatomofisiologia II; Elementos de Farmacologia II; Abordagem Pré-hospitalar nas Urgências Clínicas, Cardiológicas e Obstétricas; Suporte Avançado de Vida; Técnicas e Equipamentos de Transporte.
Módulo Específico III: Abordagem Pré-hospitalar no Trauma; Condução de Veículos de Urgência; Abordagem Pré-hospitalar em Problemas e/ou Distúrbios Comportamentais; Abordagem Pré-hospitalar em Situações adversas.

10.6 Carga-horária
1.800 horas, distribuídas entre 1.040 horas teórico-práticas e 760 horas de estágio supervisionado.