Manuais EPS

Na perspectiva de fortalecer a Política Cearense de Educação Permanente em Saúde foi elaborado, no ano de 2020, o Projeto Rede Estadual Saúde Escola pela Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Este projeto objetiva apoiar as regiões, municípios e unidades de saúde da Rede SESA,   na implantação e/ou implementação de Núcleos de Educação Permanente em Saúde, em conformidade com o Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde, elaborado no ano de 2018.

 

A Rede Estadual Saúde Escola constitui-se em estratégia de gestão da educação na saúde, com a finalidade de transformar todos os eixos do quadrilátero da Política de Educação Permanente em Saúde (gestão, formação, atenção e controle social) em espaço de educação e desenvolvimento profissional, implicados com a qualidade da atenção e coordenação do sistema de saúde.

 

Os benefícios da  implantação e/ou implementação de Núcleos de Educação Permanente em Saúde são:

 

• Promoção da Valorização, Motivação e Desenvolvimento do trabalho e do trabalhador por meio da Educação Permanente em Saúde;

• Melhoria na qualidade e resolutividade da atenção à saúde mediante ações de educação permanente em saúde alinhadas a necessidade dos usuários do serviço;

• Fortalecimento da região, município e unidade de saúde como cenário de práticas de ensino e pesquisas na saúde;

• Fortalecimento da Integração Ensino, Serviço e Comunidade na unidade;

• Gestão das práticas de ensino na saúde na unidade;

• Monitoramento e avaliação de indicadores em saúde como instrumentos de gestão para atender as necessidades de formação dos trabalhadores de saúde, gestores e controle social.

 

Nesse sentido, estes manuais foram construídos para contribuir com as as regiões, municípios e unidades de saúde cearenses na Implantação e/ou Implementação de seus Núcleos de Educação Permanente em Saúde.