Centro de Documentação e Biblioteca (CEDOB)

O Centro de Documentação e Biblioteca (CEDOB) tem como missão disponibilizar recursos bibliográficos atualizados, pertinentes aos conteúdos programáticos dos cursos oferecidos pela Escola de Saúde Pública (ESP/CE), eventos e demais atividades na área da saúde públicas e ciências afins, por meio do acervo bibliográfico físico e on-line, para os docentes, discentes e profissionais da ESP/CE, bem como servidores do Sistema Único de Saúde – SUS.

O Cedob oferece serviços como:
• Acesso a Internet;
• Atendimento ao usuário (serviço de referência);
• Catalogação na Publicação;
• Orientação e Normalização Bibliográfica;
• SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso  a Documentos);
• Consulta Local;
• Empréstimo Domiciliar;
• Links para Pesquisas Bibliográficas;
• Serviço de Alerta Bibliográfico.

Em 2006, o Cedob passou a integrar o Projeto de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes de Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS), iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o objetivo de democratizar o acesso às informações em saúde, integrando bibliotecas e unidades de informação de instituições federais, estaduais e municipais voltadas ao ensino, pesquisa e participação social. A Rede conta ainda com a base de dados Coleção Nacional de Fontes de Informação do SUS, considerada a memória técnica do SUS, compreendendo a produção bibliográfica e institucional de saúde pública no Brasil.

A biblioteca dispõe de um acervo de publicações especializado na área de Saúde Pública. O acervo do Cedob é informatizado e composto de 25.195 volumes entre livros, artigos de periódicos, teses, dissertações, monografias e documentos (manuais e folhetos institucionais), além da hemeroteca, videoteca, CD-ROMs.

Estação BVS – Biblioteca Virtual em Saúde:

A inauguração da Estação BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, em novembro de 2006, foi um passo decisivo com vistas a assegurar, ampliar e democratizar o acesso às informações em Saúde Pública nas unidades de informação e instituições do SUS-Ceará.

Pautada pela democratização do acesso à informação em Saúde, o Ceará já conta com duas Estações BVS. Atuando na promoção inclusão digital, a Estação BVS (www.bvs.br) permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico- científicas geradas por instituições do SUS e acadêmicas disponíveis na BVS. Através da BVS, o usuário pode navegar por mais de 13 milhões de referências. A BVS faz parte de uma política de informação em saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais de Saúde, bem como para a consolidação da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – www.saude.gov.br/bibliosus/.

Novas Aquisições (Em construção):

Alerta Cedob é um boletim bimestral feito para divulgar as últimas aquisições da Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), sendo de grande valia para o aprofundamento e atualização dos que buscam enriquecer o processo de aprendizagem.

Links úteis:

Manual para Normalização Bibliográfica de Trabalhos Acadêmicos

Acervo da ESP/CE

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Universidade Estadual do Ceará

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Escola Profissional em Saúde

Rede Unida

Portal Saúde Baseada em Evidências

Biblioteca Virtual em Saúde

Portal de Periódicos CAPES/MEC

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde