ESP/CE lança dois novos painéis de dados com foco no perfil dos alunos e nos cursos livres realizados pela instituição

9 de janeiro de 2026 - 15:28 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto, vídeo e áudio: Raiane Ferreira

Com os lançamentos, o catálogo da autarquia chegou ao número de oito painéis em operação

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou dois novos painéis de dados, que podem ser utilizados para consultas rápidas, desenvolvimento de pesquisas e elaboração de relatórios.

As ferramentas interativas trazem indicadores sobre o perfil dos alunos e os cursos livres realizados pela instituição de ensino, detalhando, por exemplo, a profissão e faixa etária, além do número de turmas e vagas disponibilizadas, respectivamente.

A formatação das plataformas, conduzida pela equipe do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec), levou cerca de seis meses. De acordo com a responsável técnica pelo equipamento, Sarah Mendes, a iniciativa fortalece os objetivos da ESP/CE e da Sesa de apresentar, em números e de forma acessível, um cenário fidedigno da realidade da Educação na Saúde do estado. “Estamos avançando nesse processo de unificação do dados da Educação na Saúde, que tem papel fundamental para a transparência dos recursos empregados na formação dos profissionais. É muito importante mostrar para a sociedade onde está sendo empregada a força de trabalho”, explica.

Detalhamento

No painel “Alunos da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)” podem ser encontradas informações sobre os cursos e onde eles aconteceram, mas com informações específicas das variáveis sociodemográficas, como gênero, raça e categoria profissional, por exemplo.

“Hoje fica muito mais fácil para o gestor saber, por exemplo, quantos alunos passaram por cada turma, qual a modalidade mais procurada, quantos concluíram dos que se matricularam… Tudo isso em tempo quase real, a partir do momento em que as áreas abastecem essas informações”. Ouça o depoimento completo da gestora:

Já no “Educação Permanente e Profissional em Saúde”, há um detalhamento das capacitações e formações realizadas pela área, como cursos básicos, de atualização e de aperfeiçoamento.

Segundo a gerente de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE, Érika Nicolau, a iniciativa vem consolidar os projetos educacionais realizados em todo o estado, com o objetivo de fortalecer a gestão e a qualificação dos profissionais. Assista:

Com os lançamentos, o catálogo da autarquia chegou ao número de oito painéis em operação, contemplando, também, indicadores relacionados às demandas da Ouvidoria, às Residências Médica e Multiprofissional e à distribuição de profissionais de saúde no Ceará.