Sesa e ESP/CE recebem Selo de Integridade na categoria Prata; solenidade de reconhecimento ocorreu nesta sexta (28)

28 de novembro de 2025 - 16:20 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa e da ESP/CE
Texto: Evelyn Ferreira e Daniel Araújo
Fotos: Adriana Aguiar (Ascom CGE), Mateus Queiroz e Bruno Renan (Ascom Sesa)
Arte gráfica: Raiane Ferreira


Equipes da Sesa e da ESP/CE exibem os certificados entregues nesta sexta (28)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) receberam a certificação doSelo de Integridade 2025 na categoria Prata, em solenidade realizada nesta sexta-feira (28), no Centro de Eventos (CEC), durante a programação do 19º Encontro Estadual de Controle Interno. O reconhecimento é concedido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e destaca o compromisso dos órgãos e entidades da administração pública com a ética, a transparência e as boas práticas de governança.

secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, afirma que a conquista do Selo reforça o compromisso diário da Sesa com uma gestão cada vez mais ética, transparente e responsável. A gestora parabenizou as equipes envolvidas, em especial a Assessoria de Controle e Integridade da Sesa (Ascit) e a Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi).

“A Secretaria tem investido na melhoria contínua dos seus mecanismos de governança, na prevenção de riscos e no fortalecimento de uma cultura institucional baseada em integridade. Portanto, esse selo reconhece o trabalho feito pela Sesa para fortalecer processos, ampliar controles e garantir que as decisões sejam tomadas com rigor técnico e compromisso com o interesse público.”

A coordenadora da Assessoria de Controle Interno e Integridade (Ascit) da Sesa, Manoela Fleck, diz que a pasta faz parte do Programa de Integridade da CGE desde 2021 e vem cumprindo as recomendações do Plano de Ação desde 2023. “A gente também vem melhorando e impulsionando as ações preventivas no âmbito do Controle Interno da Sesa”, explica. “Este ano a gente conseguiu o Selo Prata, que considerando o tamanho da Sesa, já é uma grande conquista. Isso demonstra que a gente está numa gestão que realmente se preocupou com a integridade, com a celeridade dos processos, com os processos feitos de maneira legal, sem nenhum tipo de intercorrência que possa trazer algum prejuízo”, conclui Manoela.

Considerando a avaliação geral, a ESP/CE, a exemplo da Sesa, também conquistou a categoria prata, após atendimento aos critérios e requisitos estabelecidos na regulamentação vigente em 2025. Para o superintendente da autarquia estadual, Luciano Pamplona, o resultado é um indicativo de que a instituição tem trilhado um caminho com base na transparência pública e na condução dos processos internos com vistas à oferta de um serviço cada vez mais qualificado e de referência à população cearense. Veja o depoimento do gestor.

Sobre o Selo de Integridade

O Selo de Integridade é concedido anualmente e faz parte do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, regulamentado pelo Decreto nº 34.814, de 22 de junho de 2022. O objetivo é fortalecer o ambiente institucional, tornando-o mais íntegro e eficiente, promovendo a prevenção a erros, desvios e alinhando a gestão pública aos princípios da ética, da responsabilidade e da boa administração.

A avaliação considera as ações realizadas entre janeiro e dezembro do exercício anterior à concessão. A obtenção do selo depende do cumprimento de critérios como: realização do Diagnóstico de Integridade, elaboração e execução do Plano de Integridade, elaboração de ações de prevenção e mitigação de riscos, além da promoção da cultura ética e da transparência institucional.

Atualmente, 42 órgãos e entidades aderiram ao Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual. Nesta edição, foram avaliados os órgãos e entidades da administração direta, autarquias e fundações que integram o Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual e que possuíam diagnóstico finalizado até 31 de outubro de 2025.