Saúde do Ceará é premiada com trabalho apresentado em evento nacional sobre planejamento e dimensionamento da força de trabalho

19 de novembro de 2025 - 11:50 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Evelyn Ferreira e Juliana Marques
Foto: Raiane Ferreira

Comitiva da Sesa e ESP/CE durante o evento

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participou, nos dias 13 e 14 de novembro, da Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde, evento realizado pelo Ministério da Saúde (MS), que valoriza a organização da força de trabalho em saúde. O evento, realizado em Brasília, contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A Sesa esteve nos dois dias da mostra com apresentação de cinco trabalhos aprovados, sendo três deles executados na Atenção Primária à Saúde (APS) e dois executados na rede especializada. Foram avaliados mais de cem trabalhos de todo o Brasil.

O projeto “Planejamento e Dimensionamento em Serviço de Neonatologia de Alta Complexidade: um estudo em hospital referência na Rede de Saúde do Ceará”, apresentado pela assessora especial da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi), Luana Holanda, ficou entre os dez melhores do evento na avaliação geral, sendo o primeiro do Nordeste no eixo Atenção Especializada.

De acordo com Carla Barroso, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi), o prêmio valoriza o trabalho realizado pela Sesa e estimula novas iniciativas. “O prêmio simboliza não só o valor da nossa equipe, mas, sobretudo, a força transformadora da gestão estratégica no SUS. Essa conquista reforça a importância do apoio institucional para que projetos como esse sejam fomentados e replicados, são iniciativas que ajudam a adequar o número e o perfil dos profissionais às demandas reais da população, promovendo serviços de saúde mais organizados, humanos e resolutivos”, pontua a secretária.

Luana Holanda apresentou o trabalho premiado

Luana Holanda relata a importância do prêmio em uma Mostra inédita no País. “Para mim, é uma enorme alegria representar o estado do Ceará nesse movimento pioneiro, considerando que é a primeira Mostra realizada com essa temática. Nesse momento, o Ceará fortalece a sua ideia de estar sempre à frente, principalmente nessa temática que é tão necessária, que cuida da assistência, da força de trabalho, do trabalhador e da população”, diz a assessora especial.

Dos dez a autores do trabalho premiado, dois são da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa: a gerente de Educação Permanente em Saúde, Érika Nicolau, e o servidor, Wanderley Filho (foto).

“Este trabalho é resultado de uma longa caminhada formativa, construída com o empenho dos formandos que se dedicaram a aprender a metodologia proposta pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Felizmente, a ESP/CE esteve presente como parceira da Sesa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades fundamentais sobre a temática e para a geração de resultados concretos para o nosso Estado. Reconhecemos que todo esse processo representa apenas o primeiro passo e seguimos preparados para avançar para as próximas etapas”, refletiu Wanderley.

A caminhada formativa diz respeito ao Curso em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde (PDFTS) no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado ao longo de 2024 e 2025. A capacitação busca responder à demanda apresentada por Estados e municípios no planejamento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (GTES). Estrutura-se em módulos temáticos que se subdividem em temas articulados entre si, sustentando a sistematização gradual e contínua na construção do conhecimento.

Durante o evento, eles também integraram a programação com apresentação de outros projetos, além de contribuírem em mesas de debate, reforçando o compromisso institucional da autarquia na formação em planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde.

“A participação do Ceará reafirma o compromisso do estado com a qualificação da área de gestão do trabalho, o fortalecimento das equipes e a valorização das práticas inovadoras que contribuem para um SUS mais eficiente, integrado e resolutivo”, afirma José Luis Paiva, assessor técnico da Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (Coeps).

Sobre o evento

Durante o primeiro dia do encontro, a conferência de abertura trouxe o tema “Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde: desafios e perspectivas para o SUS”. Em seguida, as mesas-redondas discutiram o protagonismo dos trabalhadores do SUS na construção e aplicação de metodologias de gestão do trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS) e as inovações e desafios na institucionalização do planejamento da força de trabalho na Atenção Especializada na Saúde.

Já no segundo dia, o painel de abertura tratou da integração interfederativa e institucionalização do planejamento da força de trabalho no SUS. Também foram apresentadas as experiências de escolas de Saúde Pública de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. Os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre o uso da ferramenta SisDim no dimensionamento de serviços de saúde de APS.

Participaram do evento educandos, tutores, apoiadores técnicos, pesquisadores, trabalhadores e gestores da área da Saúde.

Confira a lista dos trabalhos apresentados pela Rede Sesa

1. Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde na Unidade De Obstetrícia de um Hospital de Referência no Ceará.

2. ⁠Força de Trabalho na Atenção Primária em Barbalha–CE: Análise e Dimensionamento Para Gestão Eficiente e Equitativa das UBS.

3. Dimensionamento da Força de Trabalho no Sus: Análise da Atenção Primária de Quixadá–CE.

4. Planejamento e Dimensionamento em Serviço de Neonatologia de Alta Complexidade: estudo em hospital referência na Rede de Saúde do Ceará.

5. Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho da Atenção Primária à Saúde do Município Itapipoca–CE.