ESP/CE promove integração de preceptores da Resmulti em último encontro do ano
17 de novembro de 2025 - 15:18 #Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) #ESP/CE #Resmulti
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos e vídeo: Raiane Ferreira
Exposições dialogadas e apresentações de novos instrumentos avaliativos integraram a programação
Com a temática “Fortalecendo o Processo Pedagógico nas Regiões de Saúde – Fortaleza”, preceptores e supervisores dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) participaram, na última sexta-feira (14), do quinto e último encontro do ano, realizado na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
Discussões em grupo, exposições dialogadas e apresentações de novos instrumentos avaliativos integraram a programação, elaborada para fortalecer práticas pedagógicas e promover a integração entre trabalhadores da Saúde de diferentes municípios do Ceará.
Segundo a gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick, anteriormente os encontros eram realizados apenas em Fortaleza. Neste ano, pela primeira vez, houve a descentralização da iniciativa, abrangendo as cinco Regiões de Saúde. “Com isso, a gente oferece uma maior possibilidade de formação aos profissionais que estão no interior”, explica a gestora. Veja mais detalhes na fala de Kellyane:
Dentre os debates realizados no evento, estavam: “exposição dialogada sobre avaliação formativa para um planejamento educativo eficaz”, “processo formativo”, “discussão em grupos e em plenária”, entre outras.

Representando todos os preceptores na mesa de abertura, a enfermeira e supervisora-geral do Programa Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Mara Tavares, destacou a importância dos encontros descentralizados.
“Esses momentos formativos são fundamentais para que possamos oferecer uma formação de excelência no serviço, com base em conhecimentos, habilidades e atitudes. E, quando a ESP/CE, por meio da Coordenação da Residência Multiprofissional, propicia esses encontros descentralizados, também é uma forma de contemplar toda a capilaridade que esse programa, do qual estou à frente, possui”, refletiu.
A profissional, que é também gestora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest) da Sesa, acompanha os residentes e é um suporte pedagógico aos preceptores. O Programa contempla profissionais de cinco categorias: enfermagem, serviço social, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia.
Descentralização
Ao longo de 2025, os encontros de preceptores e supervisores dos programas de residência da Resmulti aconteceram em Limoeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Quixadá e Fortaleza. No total, mais de 300 profissionais da saúde participaram da iniciativa.