ESP/CE aprimora sistema de inscrições em eventos e cursos da instituição
14 de novembro de 2025 - 14:08 #ESP/CE #inovação #Sistema inscrições de eventos
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Raiane Ferreira
Arte gráfica: Rafael Medeiros
Além do coordenador, a equipe conta com um analista de negócios, que treina as equipes e acompanha os testes, e um desenvolvedor, responsável pela criação da plataforma
Visando modernizar ainda mais a gestão educacional e descentralizar ações, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou uma atualização no Sistema de Inscrições em Eventos e Cursos da ESP/CE (Siec). Criado em 2024 para gerenciar as inscrições das residências, o sistema passou a assumir novas funções ao longo do tempo, à medida que surgiam demandas das diferentes áreas.
Agora, ele registra a participação por meio de QR Code e geolocalização, permitindo um acompanhamento mais preciso das atividades; acompanha o status dos profissionais cadastrados; emite declarações e integra dados com o Sistema Acadêmico (Sagu). Além disso, a plataforma passa a armazenar as informações dos totens, aqueles em que os alunos tiram fotos durante os eventos, recurso que pode ser usado também como mais uma forma de confirmar que a pessoa realmente esteve no local.
À frente diretamente na condução dos processos, o coordenador da equipe de desenvolvimento, Rafael Moreira, que integra a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Getic), explica que a evolução de soluções tem que ser algo permanente.
“A nossa meta é aperfeiçoar e trazer mais inovação para os ‘clientes’ da Escola: os nossos alunos. Para isso, a gente tem incorporado, a cada ano, tecnologias dentro do sistema, a partir de outras experiências exitosas, mas com atualizações e trazendo para a nossa realidade. A ideia é que o usuário utilize, cada vez mais, as nossas ferramentas ao ponto de sentir que isso faça parte das suas atividades educacionais”, explica.

Inovação e futuro
Para o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde (Dicit), Sales Ávila, a iniciativa traz diversos benefícios. “Essas constantes atualizações empoderam os colaboradores e descentralizam determinadas ações. Com a inovação na ponta, quem conhece o processo pode criar e realizar ajustes de forma mais ágil. Entre os ganhos estão a redução da fila na área de Tecnologia da Informação (TI), a diminuição do retrabalho, a menor dependência de ‘pessoas-chave’ e a difusão de competências digitais na organização”, explica o gestor.
Além do coordenador Rafael Moreira, a equipe responsável pelo sistema conta ainda com um analista de negócios, que treina todas as equipes, ensina o uso do sistema e acompanha os testes; e um desenvolvedor de sistemas, responsável por criar a plataforma a partir de códigos.
Ainda de acordo com Moreira, uma nova versão está em preparação para ser lançada no próximo ano, com a expectativa de acompanhar de forma mais ampla os eventos científicos. “Pretendemos também trazer mais funcionalidades, como o uso permanente de IA para reconhecimento de voz e facial, biometria, chatbots, entre outros”, finaliza.