Saúde do Ceará discute perspectivas e alinha estratégias para o cuidado do Alzheimer
24 de setembro de 2025 - 16:13 #Ceará #ESP/CE #Saúde Alzheimer #Seminário #SESA
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto, Fotos e Áudio: Daniel Araújo
Evento reuniu, no auditório da instituição de ensino, secretários municipais, médicos da Atenção Primária à Saúde (APS), comunidade acadêmica e demais agentes relacionados à temática
Um espaço para troca de saberes e sensibilização coletiva, envolvendo diferentes atores da Saúde e sociedade civil. Assim se estabeleceu o Seminário “Memória e Cuidado: o Ceará inicia uma nova história no Alzheimer”, realizado, nessa terça-feira (24), pela Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Mais de 130 pessoas participaram do encontro, que foi aberto com um painel sobre os conceitos gerais do transtorno, conduzido pelo médico neurologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Sesa, Bruno Iepsen.
Em seguida, o público assistiu a uma apresentação sobre os dados atualizados da doença. À frente do momento esteve o coordenador do Ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HGF, Noberto Frota (foto). “Com grande alegria e honra, participo desse seminário, que é a continuação de um trabalho que vem sendo desenvolvido a longo prazo pela Sesa. Acredito que o Ceará, junto com o Rio Grande do Sul, é um estado pioneiro, delineando e colocando em prática uma linha de cuidado para pessoas com demência”, destacou.
Em 2024, a Sesa lançou a Política Estadual de Saúde e a Linha de Cuidado à Pessoa com Doença de Alzheimer, com o objetivo de orientar famílias, cuidadores e profissionais de saúde sobre a doença.
Leia Também: Sesa lança Política Estadual de Saúde e Linha de Cuidado à Pessoa com Doença de Alzheimer, em seminário
As diretrizes presentes nos documentos também foram explanadas no seminário, por meio da palestra da assessora técnica da Coordenadoria de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde (Cogec) da pasta, Raquel Carvalho.
Presente na plateia, a psicóloga Glauciran Cavalcante (foto) disse que o evento foi significativo para ela, por colocar em perspectiva pontos de discussão múltiplos nos contextos do cuidado aos idosos e da rede de apoio desses pacientes. Ouça o depoimento completo:
Capacitação futura
Outro destaque da programação foi o lançamento do Curso Qualificação em Doença de Alzheimer para Atenção Primária à Saúde (APS), que será executado pela ESP/CE ainda neste semestre. A diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da autarquia, Suzyane Barcelos, traz mais detalhes sobre o projeto. Ouça:
Sobre a doença
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo caracterizado pela deterioração progressiva das funções cognitivas e da memória, comprometendo, de forma gradual, as atividades de vida diária. Embora sua causa ainda não seja totalmente conhecida, especialistas apontam forte influência de fatores genéticos no desenvolvimento.
O sintoma inicial mais comum é a perda da memória recente. À medida que o agravo avança, surgem manifestações mais graves, como a perda da memória remota (lembranças mais antigas), alterações de linguagem, desorientação temporal e espacial, além de mudanças comportamentais, como irritabilidade.