Regimento Escolar: nova versão do documento atualiza normas e diretrizes educacionais da ESP/CE

15 de setembro de 2025 - 15:14 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira


Atualização é resultado de um trabalho coletivo envolvendo diversos setores da instituição

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou uma nova versão do Regimento Escolar. Editado desde a fundação da autarquia, em 1993, o documento institucional é um importante balizador da elaboração de normas e diretrizes educacionais.

Todo o processo de atualização ocorreu ao longo de cinco meses, entre maio e setembro deste ano, envolvendo diferentes áreas da ESP/CE. À frente dessa sistemática estiveram as equipes da Secretaria Acadêmica (Secad) e da Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese).

A secretária acadêmica, Ana Xenofonte, destaca o caráter transversal do instrumento, contemplando docentes e alunos. “Estamos falando de um instrumento legal imprescindível, visto que ele vai regulamentar práticas que vão desde o norteamento dos profissionais que elaboram e ministram cursos até os direitos e deveres dos estudantes”, exemplifica. Xenofonte também ressalta algumas novidades implementadas. Assista: 

Para Wilma Lins, membro da Adese e integrante do grupo de trabalho responsável pela atualização do regimento, a colaboração coletiva reforçou o aspecto democrático da publicação. “Esse diferencial assegura que o próprio regimento seja um instrumento que reflete a realidade institucional e promova um constante engajamento. Esperamos que o compromisso de todos contribua com sua efetiva implementação”, enfatiza. 

Ao todo, oito seções integram o regulamento, com 62 páginas. Os níveis e as modalidades de ensino, a organização de cursos e trabalhos, além do Sistema de Avaliação de Aprendizagem (SAA), são algumas temáticas abordadas pelo documento.