ESP/CE reúne colegiado gestor da Residência Multiprofissional para integração e alinhamento
12 de setembro de 2025 - 16:25 #colegiado gestor #ESP/CW #Residência Multiprofissional
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos e áudio: Raiane Ferreira
Programação mobilizou supervisores-gerais e de campo dos 30 municípios cearenses onde a formação é executada
Cerca de 120 membros do colegiado gestor da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) estiveram na sede da autarquia, nesta sexta-feira (12), para um encontro de integração e alinhamento dos processos de trabalho.
Os supervisores (geral e de campo) vieram dos 30 municípios onde a formação é executada. Ao longo do dia, eles participaram de diversas atividades, como dinâmicas, exposições dialogadas e momentos de “tira-dúvidas”. O Regimento Escolar, a Gestão da Pesquisa e o Planejamento Docente foram algumas pautas norteadoras da programação.
Para a gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick, é imprescindível que a escola, como instituição formadora, esteja sempre em diálogo com os profissionais responsáveis por efetivar a “gestão descentralizada dos programas de residência nos âmbitos municipal e hospitalar”. Ouça o depoimento completo da gestora:
“É um momento de trocas de experiências e de aprendizado muito importante. Aqui, temos o objetivo de estar, realmente, numa imersão para melhorar as residências nas nossas cidades. Foram algumas horas de viagem, quase 500 quilômetros até Fortaleza, mas que valem muito a pena para o fortalecimento da formação como um todo”, disse a articuladora municipal dos programas de Saúde da Família e Comunidade e Vigilância em Saúde do município de Milagres, Monisya Oliveira.
O superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, foi um dos gestores presentes na mesa de abertura do evento
A ESP/CE é a instituição com a maior Resmulti do Brasil, em número de vagas, concentrando cerca de 950 discentes ativos, distribuídos em 24 programas, entre eles os pioneiros de Saúde Digital e o de Saúde e Esporte.
O papel do supervisor
O supervisor-geral é um docente assistencial com função de gerenciar as atividades relacionadas à gestão acadêmica e supervisionar diretamente as ações pedagógicas (práticas, teórico-práticas e teórico-conceituais) e de pesquisa no âmbito do cenário de prática (município/hospital).
Já o supervisor de campo acompanha transversalmente as equipes de profissionais de saúde residentes na área de concentração do programa ao qual estão vinculados.