ESP/CE participa do primeiro encontro nacional de Escolas de Saúde Pública

5 de setembro de 2025 - 16:45 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno, com informações do Conass
Foto: Ascom Conass

Representantes de 21 escolas de todo o Brasil compareceram à agenda

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participou, em Brasília (DF), do primeiro Encontro das Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP).

O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nessa quarta (3) e quinta-feira (4), possibilitou uma maior integração entre as instituições de ensino, além de dar visibilidade às ações formativas e fomentar um debate qualificado sobre temas fundamentais no campo da Educação na Saúde.

Idealizador do encontro, o assessor técnico e coordenador da área no Conass, Haroldo Pontes, destacou o caráter confraternizador da agenda. “Essa história foi construída por todos nós, com muito esforço e dedicação, por isso é importante celebrarmos esse momento que marca nosso trabalho em defesa do SUS. Escola é ferramenta importante, mas, no fundo, o que fazemos é trabalhar para fortalecer, defender e dar sequência à maior política pública brasileira e um dos maiores projetos de inclusão social do mundo”, disse, com entusiasmo, ao iniciar as atividades.

Também integrou a programação o lançamento do livro “As Escolas Estaduais de Saúde Pública: do Surgimento ao Protagonismo na Formação para o SUS”. A publicação está dividida em duas partes: a primeira contempla uma análise histórica e institucional das entidades, enquanto a segunda compila uma coletânea de artigos, na qual cada equipamento compartilha seus desafios, práticas e contribuições. Um dos textos foi assinado pela diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, e pelo superintendente Luciano Pamplona, que representou a autarquia cearense na ocasião.

“Foi um evento importante, um momento de celebração à existência das 21 Escolas Estaduais de Saúde Pública. Além disso, pudemos discutir avanços e desafios dessa instância fundamental para SUS. Historicamente, a ESP/CE tem uma participação efetiva nesse cenário, tendo sido a quinta escola [de Saúde Pública] criada no País e se consolidado, ao longo de 32 anos, como uma referência na qualificação dos profissionais que atuam na Saúde do Ceará”, enfatizou Pamplona.

EESP foi transmitido ao vivo pelo canal do Conass no YouTube. Veja ou reveja abaixo:

DIA 1

DIA 2