ESP/CE participa do primeiro encontro nacional de Escolas de Saúde Pública
5 de setembro de 2025 - 16:45 #Conass #Encontro Nacional #ESP/CE
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno, com informações do Conass
Foto: Ascom Conass
Representantes de 21 escolas de todo o Brasil compareceram à agenda
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participou, em Brasília (DF), do primeiro Encontro das Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP).
O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nessa quarta (3) e quinta-feira (4), possibilitou uma maior integração entre as instituições de ensino, além de dar visibilidade às ações formativas e fomentar um debate qualificado sobre temas fundamentais no campo da Educação na Saúde.
Idealizador do encontro, o assessor técnico e coordenador da área no Conass, Haroldo Pontes, destacou o caráter confraternizador da agenda. “Essa história foi construída por todos nós, com muito esforço e dedicação, por isso é importante celebrarmos esse momento que marca nosso trabalho em defesa do SUS. Escola é ferramenta importante, mas, no fundo, o que fazemos é trabalhar para fortalecer, defender e dar sequência à maior política pública brasileira e um dos maiores projetos de inclusão social do mundo”, disse, com entusiasmo, ao iniciar as atividades.
Também integrou a programação o lançamento do livro “As Escolas Estaduais de Saúde Pública: do Surgimento ao Protagonismo na Formação para o SUS”. A publicação está dividida em duas partes: a primeira contempla uma análise histórica e institucional das entidades, enquanto a segunda compila uma coletânea de artigos, na qual cada equipamento compartilha seus desafios, práticas e contribuições. Um dos textos foi assinado pela diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, e pelo superintendente Luciano Pamplona, que representou a autarquia cearense na ocasião.
“Foi um evento importante, um momento de celebração à existência das 21 Escolas Estaduais de Saúde Pública. Além disso, pudemos discutir avanços e desafios dessa instância fundamental para SUS. Historicamente, a ESP/CE tem uma participação efetiva nesse cenário, tendo sido a quinta escola [de Saúde Pública] criada no País e se consolidado, ao longo de 32 anos, como uma referência na qualificação dos profissionais que atuam na Saúde do Ceará”, enfatizou Pamplona.
O EESP foi transmitido ao vivo pelo canal do Conass no YouTube. Veja ou reveja abaixo:
DIA 1
DIA 2